Tratamentos ortodônticos depois dos 30 são pouco eficazes: Mito ou verdade?
Com opções mais acessíveis, discretas e menos invasivas os tratamentos ortodônticos são procurados por crianças e adultos. Mas será que os maiores de trinta poderão usufruir de resultados tão bons quando mais jovens?
Por serem tão custeosos nos anos 90, quando se popularizaram, os tratamentos com aparelhos ortodônticos foram, por muitos, deixados para mais tarde. Atualmente, com valores mais acessíveis e, também, devido a uma maior exigência com a estética pela sociedade e pelo mercado de trabalho, pessoas de todas as idades vão aos consultórios em busca de sorrisos mais belos. A partir de então surge uma questão: é possível alinhar os dentes quando já não se é tão jovem e tem a arcada dentária formada?
Leia também:
Aparelho de Mentira – Sorriso colorido
Botox: tratamento alternativo e inovador para o bruxismo
Dados do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo revelam que em 1990 apenas 10% dos pacientes eram adultos. Em 2010 este índice subiu para 50%, ou seja, em 20 anos o número de adultos que se submete a tratamentos ortodônticos quintuplicou. “Isso prova que a ortodontia derrubou um dos mitos que mais afugentava os adultos: de que os efeitos de tratamentos ortodônticos só são efetivos em crianças ou adolescentes. Isto não é verdade, o tratamento traz benefícios em qualquer idade, mesmo existindo diferenças nos aspectos biológicos e limitações de cada faixa etária”, explica o ortodontista da Clínica José Aloízio de Carvalho, Carlos Henrique.
Outro fator que contribui para que os adultos percam o medo e a vergonha de encararem o tratamento é que a ortodontia moderna traz diversas opções de aparelhos que são menos invasivos; eles quase não são percebidos e causam menos desconforto. “A maioria dos adultos que vai ao consultório sofre de diastemas (espaços entre os dentes), ou de apinhamento dental (dentes tortos devido a falta de espaço). Esses são casos simples de resolver e a solução desses problemas pode resultar numa melhora sem tamanho na qualidade de vida do paciente”, conta o ortodontista.
Seja para sorrir sem vergonha de mostrar os dentes, ou para ter uma mordida correta; de acordo com o Carlos Henrique os benefícios de se ter dentes alinhados é para qualquer idade. “Só é preciso escolher um profissional bem qualificado. Uma boa sugestão para não cair em mãos erradas é pedir referências e buscar informações sobre o ortodontista. Avaliar as previsões de resultado também ajuda no momento da decisão”, aconselha Carvalho.
Este post é uma contribuição da Assessoria Elo para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar ODONTOLOGIA em Belo Horizonte