Imagem: Music photo created by freepik – www.freepik.com
Terceira idade com saúde: Conheça algumas dicas valiosas para viver bem
Envelhecer é um processo natural de todo o ser humano, no entanto, enfrentar esse processo com qualidade tem sido o grande desafio nos dias de hoje. Apesar do envelhecimento trazer grandes conquistas afetivas, emocionais, bem como vastas experiências, essa fase também é acompanhada por uma queda de sensibilidade e até mesmo com o controle de movimentos e nas realizações de atividades corriqueiras como caminhar, alimentar-se, tomar banho entre outros. Para ajudar na preservação dessas ações e na qualidade de vida a fisioterapia geriátrica tem sido a melhor alternativa aos idosos, onde essa prática luta para proporcionar autonomia e bem estar a eles.
Leia também:
A funcionalidade da fisioterapia domiciliar para o idoso
Frio e chuva podem contribuir com casos de queda entre idosos
11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente
Ao contrário do que pensam, a prática não é indicada somente para pessoas que apresentam algum problema visível. Ela é recomendada para pessoas acima dos 50 anos e pode ser efetuada com dois objetivos:
Preventivo: na qual não é identificada nenhuma lesão, mas ajuda na qualidade de vida mantendo o corpo e a mente ativa.
Tratamento: quando o paciente apresenta alguma lesão, seja ortopédica, respiratória ou neurológica.
Os exercícios realizados durante o método têm o objetivo de reinserir as pessoas da terceira idade ao convívio social, como também evitar problemas futuros.
Outro benefício da prática é que pode ser realizado na própria casa, com a fisioterapia home care, trazendo vantagens como, conforto ao paciente, menor índice de infecção, redução de custo, maior segurança, atendimento personalizado, participação da família, redução de estresse emocional etc.
5 dicas para viver bem
Além de atividades profissionais e específicas, é importante que o idoso mantenha outros hábitos cotidianos que o ajudarão a viver com mais independência e de forma saudável. Veja abaixo cinco dicas:
1. Mantenha a mente ativa
Fazer jogos de palavras cruzadas ou que envolva número é uma ótima maneira de manter o cérebro ativo.
2. Caminhe
Além de caminhar fazer bem para a circulação sanguínea e fortalecimento do corpo, estar em contato com o ar livre traz diversos benefícios, especialmente com o sol que proporciona a vitamina D (mas não se esqueça de passar filtro solar).
3. Cantar
O ato de cantar ajuda a ativar o cérebro, evita estresse e ajuda a controlar a respiração.
4. Alimentação
Manter uma alimentação saudável ajuda no bom funcionamento do corpo. Tome no mínimo três litros de água todos os dias, em alguns casos a água pode ser substituída por sucos naturais. Acrescente no cardápio também verduras e frutas diariamente.
5. Durma bem
É dormindo que nosso organismo funciona, mas é importante saber que cada um precisa de determinadas horas para se manter descansado, portanto veja qual é o seu tempo necessário de sono, pois dormir mal e pouco pode levar a perda de memória, depressão e problemas no sistema imunológico.
Se você já esta chegando nessa idade e precisa de uma atenção redobrada a saúde, realize atividades que mantenham o corpo e a mente ativa, visando assim na qualidade de vida e conforto ao longo dos dias.
Este post é uma contribuição exclusiva de SP Home Care através da WSI Marketing Digital para o Portal BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas