Receita de cuscuz de legumes
Prato leva biomassa de banana verde e farinha de linhaça e cada porção possui 130 Kcal
O cuscuz é um prato de origem árabe mais precisamente do norte da África. Na região é preparado com sêmola de cereais (moagem incompleta de cereais com textura granulada), amassadas a mão com um pouco de água até se transformar em pequenos grãos que são cozidos no vapor da cuscuzeira. Na Tunísia, o cuscuz tem “status” de prato nacional. No Marrocos e na Argélia é praticamente o prato diário.
Leia também:
Biomassa da banana verde: receita ajuda a emagrecer com saúde
Sete benefícios da farinha de banana verde para a saúde
10 formas de substituir a farinha branca para não engordar
Já no Brasil o tradicional cuscuz paulista, diferente da versão marroquina, não é feito à vapor na cuscuzeira, mas sim cozido normalmente na panela e depois colocado em uma forma com o furo no meio, para ganhar forma. Feito à base de farinha ou polvilho de milho, arroz e mandioca, e está presente nas mesas brasileiras com muito destaque, principalmente durante as festas juninas. Mas como a Natue, um dos principais e-commerces de produtos saudáveis do País, não se apega a datas, resolveu trazer uma receita de cuscuz com ingredientes diferentes dos habituais, como a biomassa de banana verde e a farinha de linhaça, que não fica devendo em nada ao tradicional.
A receita rende 10 porções e ainda é uma aliada na busca por uma alimentação saudável já que cada porção possui 130 Kcal.
Receita de Cuscuz de Legumes
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de biomassa de banana verde
- 1 cebola média picada
- 5 tomates picados
- ½ cenoura ralada
- 1 saquinho de ervilhas congeladas
- ½ pimentão vermelho picado
- ½ pimentão verde picado
- ½ xícara (chá) de azeitonas sem caroço
- 2 pedaços de palmito pupunha (precisa ser fervido antes de colocar na receita)
- 3 ovos cozidos
- 200 g de farinha de milho
- 1 colher (sopa) de farinha de linhaça
- 1 pitada de sal
Modo de preparo:
Em uma forma (de preferência redonda), coloque as azeitonas, os tomates picados, os palmitos e os ovos de forma decorativa.
Depois refogue a cebola em uma panela com azeite, coloque os tomates e deixe ali até ficaram moles.
Junte as ervilhas, os pimentões, a cenoura e o sal. Misture e adicione aproximadamente duas xícaras de chá de água e deixe cozinhar até os legumes ficarem macios.
Acrescente a farinha e a biomassa aos poucos, mexendo até virar uma massa. Coloque na forma com cuidado.
Espere esfriar, desenforme delicadamente e sirva.
Este post é uma contribuição da assessoria da Natue para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.