Posso treinar duas vezes no dia?
Se falta de tempo não é um problema para você, e a prática de exercícios físicos já faz parte da sua rotina, muitas vezes surge a questão: posso treinar mais de uma vez por dia? De acordo com Brucce Cota, gerente nacional de musculação da academia Bodytech, o número de sessões de treino por dia ou por semana impacta de forma significativa a organização geral do seu programa de treinamento. Logo, ele será definido em função de uma série de fatores que o professor deverá observar: disponibilidade de tempo, nível de treinamento do praticante, intensidade e volume dos treinos, número de sessões totais na semana e etc.
Assim, quando a rotina de dois treinos diários fizer parte de sua programação, é importante seguir algumas dicas para que tenha resultados com bastante segurança. “O primeiro deles é dividir o treino em mais de um para imprimir uma maior intensidade em cada um deles, e não para treinar uma maior quantidade do que aquela inicialmente prescrita pelo professor”, reforça Bruce.
Foto: Bodytech/Divulgação
Recomenda-se, também, que sejam treinadas capacidades físicas diferentes em cada treino do dia, ou que sejam feitos treinos para grupamentos musculares diferentes. Exemplo: de manhã treinamento aeróbico e à noite treino de força, como musculação e ginástica localizada.
Incluir aulas coletivas, treino na piscina e atividades como yoga e pilates é outra excelente opção para o segundo treino do dia. “Essas questões são pensadas de forma bastante individualizada. É importante, portanto, que toda alteração seja ajustada com seu professor”, afirma.
Este post é uma contribuição da assessoria da Bodytech para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.