Imagem: Foto: Beethoven de Ávila – Arquivo Pessoal
O spinning é legal
*Beethoven de Ávila
Alo amigos e amigas. Já divulgamos algumas ideias e exercícios a serem feitos para promoção de uma atividade física relevante, saudável, orientada que nos traga os resultados que esperamos e precisamos. Falamos e sugerimos o fortalecimento como base para se conseguir mudanças e melhoras do condicionamento físico, indicamos e comentamos sobre alongar para se beneficiar desta atividade e ainda discorremos sobre as atividades de resistência para gastar a energia (emagrecer).
Leia Também:
O pensamento e filosofia para emagrecer – Por Beethoven de Ávila
Referenciais seguros e saudáveis – Por Beethoven de Ávila
Pedalar é excelente atividade para emagrecer
Como exercício de longa duração (de resistência) hoje falaremos do ciclismo, que abrange muitas modalidades e formas das quais, nos limitaremos ao “spinning”, nome comercial e marca de uma modalidade de ciclismo estacionário, executado em um ‘cicloergômetro’ (neste caso bicicleta estacionária).
Dentre as vantagens e evidentemente motivos para fazermos “spinning”, mesmo sendo executado em um aparelho estacionado, estão: ser mais seguro frente as irregularidades do terreno, ser mais seguro frente ao trânsito, por não ter impacto durante a execução, ser mais controlável e regulável na intensidade, por ter mais formas de monitorar as referencias de esforço, por estar num ambiente controlado e confortável, por ser mais motivante no seu aspecto social e por ser musicalizado.
Foto: Beethoven de Ávila – Arquivo Pessoal
Para o sucesso e motivação da atividade, a metodologia “spinning” original demanda e indica que as sessões de treinamento sejam divididas em temporadas (semanas ou ciclos) de treinos, em cada uma das formas de treino de resistência que citei no texto anterior (força, meio fundo com intervalados e os de longa duração). Indica também a alternância de momentos de velocidade e de força na pedalagem, compondo um treinamento abrangente realmente condicionante. O método também ensina e orienta a ergonomia e postura para o uso do equipamento (bike), proporcionando um exercício mais controlado o do ponto de vista anatômico.
Durante uma sessão (aula) podemos acolher e conviver com pessoas treinadas e pouco condicionadas na mesma atividade, principalmente porque cada um controla a intensidade do seu próprio treino, tanto com a frequência cardíaca quanto na velocidade e na força (cadência e resistência a pedalagem). Tem-se que assumir o controle da sua atividade para conseguir executar. Com todas essas formas conscientização, de controle e principalmente motivação o “spinning” proporciona uma atividade com o potencial maior de duração e sucesso.
Lembramos para finalizar, que esta modalidade e todas do ciclismo são principalmente atividades de fundo (resistência) e assim devem ser complementadas por atividades de fortalecimento, de alongamentos e de impacto para termos um treinamento completo.
*Beethoven de Ávila é professor com licenciatura plena em Educação Física (UFMG 1987), especialista em Fisiologia do Exercício (1997) com atuação em esportes, escolas, musculação, spinning, ciclismo e personal trainer. Piloto competidor, treinador e assessor (consultor) em Mountain Bike.
Contatos: Whatsapp: (31) 99213-5989
e-mail: beefisics@ig.com.br
Este post é uma contribuição exclusiva do Personal Trainer Beethoven de Ávila para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas