Mitos que envolvem a atividade física no período gestacional
Gisele Wachs é graduada em Educação Física e desenvolveu um programa especial para gestantes, a personal explica que a gestante precisa de cuidado redobrado, mas não deve deixar de se exercitar durante os nove meses de gestação. Pelo contrário: ficar parada está fora de cogitação para uma gravidez mais saudável e tranquila. A especialista esclareceu alguns mitos que envolvem a atividade física no período gestacional.
Leia também:
Treino curto com intensidade maior é a nova aposta para resultados rápidos
Professor, musculação ajuda a emagrecer?
Dicas para começar uma atividade física de forma saudável
MITO 1. Exercícios físicos podem prejudicar o bebê se a mãe se mover demais.
Se a mãe estiver bem orientada por um profissional, não colocará seu bebe em risco. O bebê está bem protegido pelo liquido amniótico e bem abrigado pela placenta.
MITO 2. O exercício físico vai utilizar nutrientes dos quais o bebê precisa.
Por meio de consultas pré-natais o crescimento do bebê é bem monitorado. Se o médico julgar que a mãe necessita de um aporte maior de nutrientes, aumentará o consumo nos dias em que a mesma se exercitar.
MITO 3. Exercícios Abdominais vão machucar o bebê
Exercícios abdominais são propostos no segundo e terceiro trimestre. Quando bem indicados são ótimos pois deixam os músculos abdominais fortes e ajudam a mãe a carregar o peso do bebê, além de colaborar para com o trabalho de parto.
Mito 4. É necessário aguardar de 6 a 12 meses pra voltar a malhar pós a gestação
Geralmente no parto normal, o retorno, às atividades físicas, é mais rápido, em média 30 dias. Se o parto foi por meio de cesária orienta-se retomar a prática esportiva após 40 dias. Mas com 15 dias de pós parto, a mãe já pode dar inicio a caminhadas leves. Assim que estiver com o atestado médico em mãos, pode iniciar um programa de exercícios pós parto personalizado.
Este post é uma contribuição da assessoria da Gisele Wachs Personal para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas