MÃES E FILHOS COMANDAM GRIFES DE MODA NA CAPITAL MINEIRA
As empresas familiares são maioria no mercado brasileiro. No universo da moda, as relações são ainda mais fortes: muitas mães, guiadas por seus sonhos e anseios profissionais, fundaram marcas hoje consolidadas no cenário nacional e, atualmente, ou dividem a direção da corporação com seus filhos, ou já entregaram a gestão para seus herdeiros.
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A psicóloga organizacional e diretora do Instituto de Desenvolvimento e Gestão Empresarial (IDEGE), Maria Antonieta Rossi, explica que as empresas familiares ocupam grande parte do nosso setor econômico e social e representam importante fatia de mercado existente no mundo. “Elas estão entre as mais importantes no Brasil e no mundo. Na Europa elas dominam o segmento de médias empresas e em alguns países figuram entre as maiores. Duas dicas simples para pais e filhos que tem uma empresa familiar e querem se perpetuar são: profissionalizar a estrutura, dividindo bem o que é propriedade e gestão, e principalmente separando o que é família do que é empresa”, diz.
Em Minas Gerais, as grifes se destacam quando o assunto é trabalho conjunto entre mãe e filhos. A Kalandra foi fundada em 1978 por Flávia Castro e atualmente é totalmente gerida por suas filhas Carolina (estilista), Roberta (diretora de finanças e produção) e Ana Flávia Castro (diretora comercial). No entanto, a participação das três na confecção iniciou muito antes, em meados de 1990. Nessa época, a grife produzia peças casuais, principalmente em linho e cambraia. Antenadas com o mercado, a entrada das filhas no negócio motivou a migração do estilo casual para a linha festa, carro chefe da marca.
Foto: Lucas Bastos, Elaine Fernandes e Ana Cristina Bastos por Leca Novo
Com mais de trinta anos de tradição a grife mineira Frutacor é atualmente gerida pela sua fundadora, Elaine Fernandes, e seus filhos Ana Cristina Bastos, diretora criativa, e Lucas Bastos, diretor comercial. O sucesso e a boa aceitação das suas linhas festa e casual chic possibilitaram a inauguração do seu próprio showroom, em 2004. Ao longo desse período, os herdeiros ajudaram a mãe a criar um estilo próprio, transitando por um universo romântico e contemporâneo, priorizando sempre o conforto do cliente.
Foto: Raquel Mattar e Greyce Giordani por Luiza Ferraz
A estilista Raquel Mattar achou na sua mãe a parceira ideal para abrir uma sociedade e criar a sua marca RM – Raquel Mattar, em 2011. Enquanto Raquel assume a direção criativa, Greyce Giordani é responsável pelos departamentos comercial e marketing. As duas levaram a cumplicidade dos momentos íntimos para os negócios, o que possibilitou uma gestão preocupada com todo o processo de produção o que garantiu peças atemporais com acabamentos impecáveis.
Foto: Pollyanna Buzetti, Ilda Buzetti e Camila Buzetti por Shirley Fraguas
A DBZ Jeans, especializada em jeanswear, é outra marca que conta com a ajuda dos herdeiros para prosperar. A história de sucesso começou há 30 anos, em São Gotardo, interior de Minas Gerais, quando Ilda Buzetti fazia peças sob encomenda em produção modesta. Hoje, conta com o reforço das filhas, Camila e Pollyanna, que estudaram para dividir a gestão da empresa com a mãe. Camila é gerente do departamento financeiro, enquanto Pollyanna é gerente de produto. Ao lado de Ilda, as duas auxiliam a alavancada da marca no mercado nacional, seja em faturamento ou crescimento de imagem. Apesar do sucesso, Pollyanna admite que trabalhar em família não é tão fácil. “A exigência é muito grande. Tentar distanciar a relação filha e profissional é muito difícil, temos sempre que ser bons exemplos e nos esforçar para mostrar um bom trabalho. No entanto, há vantagens. Além de a minha mãe ser meu exemplo e inspiração, tenho sempre carinho, parceria e amor quase 24 horas por dia”, conta.
Este post é uma contribuição da Benedita Comunicação para o Guia BH Mulher
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