Fui pedida em casamento; e agora o que eu faço?
Aquele momento chegou. Sim, aquele que é retratado nos finais felizes dos filmes românticos e nas letras de música mais emocionantes. Aquele momento que tira o sono pois faz da realidade um sonho mais gostoso do que qualquer outro: você vai casar!
Mas, e agora, por onde começar? Quem deve ser convidado? O que servir na festa? Como escolher o local? Calma. Se você está precisando de ajuda para começar a organizar o seu casamento, basta continuar lendo. É sobre isso que este artigo falará.
Qual é o primeiro passo?
Existem diferentes opiniões quando o assunto é o primeiro passo. Você vai ouvir gente dizer que primeiro é preciso montar a lista de convidados, outros dizem que o estilo do casamento é a primeira coisa a ser pensada e por aí vai.
Mas, o que você deve fazer agora, antes de tudo isso, é escolher qual será a data da cerimônia. Isso porque se a cerimônia religiosa for acontecer, é preciso agendar a data na secretaria da igreja o quanto antes.
Somente com a data escolhida é possível organizar os próximos passos por ordem de prioridade. Quer saber quais são eles?
Lista de convidados
Esse deve ser um dos momentos mais complicados em toda a organização do casamento. E não existe script a ser seguido, muito menos fórmula mágica. Na hora de montar a lista de convidados é interessante haver diálogo entre os noivos e pais dos noivos.
Conheça algumas diretrizes que podem servir de guia para lhe ajudar nessa missão:
- Parentes distantes não devem, necessariamente, receber um convite. Essas pessoas vão frequentar a sua casa depois do casamento? Se não, deixe de fora. Além disso, convidar quem não participa da sua vida pode soar como interesse em ganhar presentes. Pense bem.
- Defina um número máximo de convidados e informe esse número também aos seus pais e sogros. Assim, se for da vontade deles convidar alguém, deixe claro que há um limite a ser respeitado.
- Lista de casamento não é momento de fazer networking. Só convide as pessoas do trabalho se houver uma amizade fora do ambiente empresarial. E se essa amizade não for com todo mundo, para evitar burburinhos, talvez seja melhor não convidar ninguém.
Estilo do casamento
Agora é hora de dar a personalidade do casal ao evento. O Pinterest é um excelente site para buscar referências. Mas, existe também a opção de comprar revistas sobre casamento.
Outra sugestão é frequentar feiras e eventos específicos sobre o assunto. Nesses lugares você tem a chance de conhecer fornecedores da sua região, conhecer pacotes, assistir apresentações de bandas e até provar quitutes.
Local da recepção
Existem diversas opções disponíveis para realizar o seu casamento dos sonhos. Mas, antes de escolher, é interessante responder algumas questões que podem te ajudar a tomar uma decisão:
- Qual será o horário do casamento?
- Existe um plano B em caso de chuva?
- Mesas, cadeiras e mobiliário em geral estão inclusos?
- A localização é fácil e há estacionamento para os convidados?
Se a ideia é aproveitar a luz do dia, case-se pela manhã ou no finalzinho da tarde. Escolha, nesse caso, uma fazenda, um sítio ou um salão com jardim para realizar a recepção. Mas, se você não faz muita questão de aproveitar o sol, case na parte da noite.
Restaurantes, coberturas de hotéis e até suítes presidenciais. O local perfeito depende unicamente do estilo do casal, da festa e da quantidade de convidados. Opção é o que não falta.
Buffet
Decidido qual será o estilo do casamento e onde será, já é possível partir para a próxima etapa: cardápio do Buffet. Algumas das opções mais comuns são: self-service, jantar empratado (entrada, prato principal e sobremesa) ou finger foods.
No self service há economia com número de garçons, pois são os próprios convidados que se servem. Já na segunda opção de jantar, mais sofisticada, todo mundo é servido em seu próprio lugar.
Os finger foods são comidinhas servidas em porções reduzidas, em formato de aperitivo. A vantagem aqui é que a quantidade de opções costuma ser variada e o preço atrativo.
Noite de núpcias x Lua de Mel
Muita gente confunde Noite de Núpcias com Lua de Mel ou acha que os dois são sinônimos. Você é uma dessas pessoas? Então entenda a diferença de uma vez por todas:
- Noite de Núpcias: é a primeira noite do casal logo após o casamento. Afinal, nem sempre os noivos saem da festa direto para a viagem de Lua de Mel.
- Lua de Mel: essa é a viagem que o casal faz para celebrar o casamento. O período é garantido até por lei. A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), em seu artigo 473, garante ao empregado até 3 dias consecutivos de ausência sem prejuízo de salário.
Para a noite de núpcias opte por um bom hotel. Assim eles cuidam de tudo para proporcionar uma noite maravilhosa e você não precisa se preocupar com nenhum detalhe.
Agora que você já leu todas as dicas de como começar, é hora de botar a mão na massa para garantir um casamento incrível.
Não se esqueça que a noite de núpcias é tão importante quanto a cerimônia e a recepção, e deve ser tratada com o devido cuidado. Afinal, é nesse momento que você e a pessoa amada podem descansar antes de embarcar na viagem de lua de mel. Planeje com sabedoria!
Este post é uma contribuição SEO Marketing para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas