Dicas para ter organização
Aproveitar bem o tempo é indispensável para ter um dia produtivo, para isso, organizar-se e fazer uma rotina é essencial.
Por Maria Flávia Oliveira
Você sabia que a organização torna o seu dia mais produtivo? Você já perdeu tempo procurando coisas, chaves do carro, celular, relatórios, por exemplo? O tempo é um recurso escasso nos dias de hoje, por isso, é fundamental saber aproveitá-lo de forma eficiente. Você já deixou de fazer uma atividade, que ficou acumulada para o dia seguinte, caiu na procrastinação? O resultado, certamente, foi uma bola de neve e você não conseguiu se concentrar na atividade que era essencial. Que tal ficar por dentro de algumas dicas para ter organização na vida pessoal?
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Escreva o seu dia!
Que tal planejar o seu dia? Escreva em um bloco ou até mesmo no computador como que você quer programar o seu dia. Essa tarefa simples pode ser realizada pelo início da manhã ou no fim do dia. Por meio dessa atividade, o seu dia ficará mais organizado e produtivo.
Quais são as suas prioridades?
Estabeleça prioridades diárias e sabia selecionar as atividades que são essenciais ou não. Não perca tempo com assuntos que desgastam a sua energia e não são prioridades para o seu dia. Foque nas atividades que são importantes como, por exemplo, uma reunião importante com os clientes, a entrega do relatório para o seu chefe, entre outros. Gaste energia com as atividades que são produtivas.
Defina o planejamento mensal:
Além de programar o seu dia, que tal fazer um planejamento mensal ou até semanal? Desta forma, você vai saber as atividades que precisa realizar e não esquecer nenhuma ou deixar tudo para a última hora.
Hora de começar e acabar!
Tenha um horário definido para começar a trabalhar e a terminar. Saiba controlar e administrar bem o tempo do seu dia para que ele possa render. Por exemplo, tenha hora para começar e terminar o expediente. Desta forma, quando chegar em casa é só esquecer o trabalho e curtir as pessoas que ama. Para quem trabalha de Home Office, também é só criar uma rotina.
Cuidado com os compromissos:
Assuma tarefas, que realmente pode cumprir. Ou seja, não assuma compromissos exagerados ou que vão te desgastar. Não adianta querer abraçar o mundo, é preciso focar em cada atividade. Desta forma, elabore uma lista com pequenas tarefas a fazer e que você vai conseguir cumprir.
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Este post é uma contribuição da Fafati Consultoria para o Guia BH Mulher
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SOBRE O AUTOR
Maria Flávia Oliveira – Personal Organizer
Consultoria em Organização: Residencial / Empresarial / Treinamento para empregados e funcionárias domésticas.
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