Decoração sustentável: 5 dicas para você decorar seu apartamento
Dicas simples podem reduzir o custo dos objetos de decoração e auxiliar com o desperdício de materiais
Se você é uma pessoa que deseja ter hábitos mais ecológicos e sustentáveis, pode começar pela sua própria residência. Esse estilo de vida inclui a reutilização de materiais, mas não só isso. Quem pretende transformar os seus hábitos também se importa com o comportamento de consumo, como a impulsividade e a pressa para decorar todo o ambiente o mais rápido possível. Abaixo, você encontra dicas de como deixar o seu apartamento a partir do ponto de vista da ótica sustentável.
1. Faça você mesmo
Se você já tem objetos e materiais em casa, nada melhor do que fazer você mesmo os móveis do seu apartamento. O movimento Do It Yourself (DIY, na sigla em inglês) se tornou popular nos Estados Unidos, mas depois se expandiu para outros países. Se o objetivo é ser mais sustentável, nada melhor do que começar de forma artesanal com o que já se tem em casa. Na internet, é possível encontrar vários tutoriais em vídeo sobre o assunto. Pegue ferramentas como furadeira e parafusadeira e coloque a mão na massa.
2. Reutilize materiais
Sim, esse é um dos pilares da sustentabilidade e tem a ver com o tópico anterior. Isso evita a geração de lixo e o desperdício indiscriminado de recursos. Até mesmo uma roupa sem utilidade pode se transformar em um item de decoração na sua casa. Basta usar a criatividade. Alguns dos itens que podem funcionar como matérias-primas são pallets, caixotes de madeira, latas de alumínio, potes de plástico, frascos de vidro, entre outros.
3. Menos espaço é mais
Otimizar o espaço é uma das dicas de sustentabilidade para utilizar em casa. Pode não parecer, mas isso também tem a ver com a decoração — um espaço mais organizado pode ser esteticamente mais atraente. E, de quebra, casas compactas também gastam menos energia. Ponto para o novo estilo de vida sustentável que você pretende adotar.
4. Evite comprar por impulsividade
A compra por impulso é um dos maiores males para a sustentabilidade. Portanto, antes de se decidir por algum produto, pense se ele realmente é relevante e essencial para o seu apartamento. Não significa que você deva comprar apenas itens dos quais não pode ficar sem. É apenas uma dica para quem adquire muitos objetos simplesmente por estar com vontade. Quanto menos, mais sustentável.
5. Adquira itens de segunda mão
Os produtos de segunda mão nem sempre são adequados às suas necessidades, mas nunca descarte a compra desses itens. Eles podem estar em ótimo estado, além de ser mais baratos. Os itens de segunda mão também podem ser comprados com o objetivo de reformá-los, de modo que tenham uma nova utilidade para sua casa, tornando o ambiente mais estiloso e charmoso.
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas