Gastar energia com eficiência
*Beethoven de Ávila
Semana passada, dissemos que o mais saudável é ficar forte e resistente para conseguirmos gastar energia o bastante para emagrecer. Precisamos estabelecer um balanço calórico em que a ingestão de alimentos represente uma quantidade menor de energia do que o montante que gastamos no período de um dia e pelo tempo que se estabelecer necessário para emagrecer com saúde, sob parâmetros e bem orientadamente.
Leia também:
Certo para emagrecer – art. 1
O pensamento e a direção do Profissional de Educação Física é orientar e capacitar o indivíduo ao gasto calórico eficiente e particularmente de forma saudável. Mas a ingestão de alimentos é parte interferente dessa relação e por isso precisamos contar com o controle nutritivo correto e com baixa quantidade de energia (calorias). Então a eficiência saudável para se emagrecer pode ser direcionada segundo o quadro abaixo:
Os exercícios mais intensos gastam mais energia por unidade de tempo e os exercícios mais longos (extensos) tem a potencialidade de acumular um montante de gasto de energia grande. Tecnicamente gastaremos mais energia fazendo exercícios mais extensos com a maior intensidade possível. Mas, enquanto pouco condicionados, nos cansamos com pouco tempo e sob uma intensidade menor. Vamos precisar sempre combinar exercícios ou atividades que nos fortaleçam (capacitem) e gastar mais energia para emagrecer com eficiência.
A solução vem com nos manter mais ativos (gastar energia) principalmente em atividades de relacionamento e profissionais. Fazer atividades formais de fortalecimento e capacitação, que podemos indicar como bem eficiente a musculação, e introduzir tempos de exercícios de menor intensidade mas longa duração (aeróbios). Lembramos aqui que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) são necessários no mínimo 150 minutos semanais de atividades com intensidade moderada a intensa, podendo ser dividida para os 5 dias da semana.
Concluindo e delimitando, não podemos nem devemos copiar dietas ou exercícios de outros, precisamos estabelecer parâmetros e metas para: estabelecermos nosso balanço calórico, ficarmos mais ativos, promovermos nossa capacitação corporal (força, coordenação e potência) e nos dedicarmos a gastar energia diariamente.
*Beethoven de Ávila é professor com licenciatura plena em Educação Física (UFMG 1987), especialista em Fisiologia do Exercício (1997) com atuação em esportes, escolas, musculação, spinning, ciclismo e personal trainer. Piloto competidor e treinador em Mountain Bike.
Contatos: Whatsapp: (31) 99213-5989
e-mail: beefisics@ig.com.br
Este post é uma contribuição exclusiva do Personal Trainer Beethoven de Ávila para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas