Cárie em adultos é mais comum do que se imagina
Doença, que na maioria das vezes é silenciosa, pode acarretar até em perda de dentes
Muito se discute sobre a cárie em crianças devido ao risco proporcionado pelo alto consumo de açúcar e uma higiene oral deficiente. Entretanto, os riscos de uma saúde bucal precária somada ao estilo de vida e, em alguns casos, a outros fatores como idade, genética ou xerostomia (condição de boca seca causada pela falta de saliva), podem trazer consequências agravantes também para os adultos.
“A cárie nada mais é do que uma deterioração dos dentes causada pela fermentação de restos de alimentos presentes na boca pelas bactérias, transformando-os em um ácido que corrói o esmalte do dente e ocasionando lesões. Normalmente negligenciado pela maioria das pessoas por ser muito comum, o problema pode trazer consequências mais graves como perda de dentes”, afirma Dr. Paulo Coelho Andrade, mestre e especialista em implantodontia e odontologia estética.
Leia também:
Pouca escovação dental pode provocar infarto, AVC e parto prematuro
De olho no seu sorriso
Brasileiro não tem o costume de usar fio dental
O profissional ainda conta que, apesar da cárie geralmente ser indolor, principalmente no início, ela pode tornar-se extremamente dolorosa em alguns casos. Isso ocorre quando ela se alastra pelo dente, chegando à sua polpa, região onde ficam os nervos. “Se não tratada no início, além de destruir o dente, a cárie pode originar um abscesso que só poderá ser tratado através de canal, cirurgia ou até extração do dente”, explica.
Existem três tipos de cáries:
- Cárie coronária: mais comum, se localiza nas regiões de mastigação, ou seja, na superfície dos dentes e laterais de contato entre eles;
- Cárie Radicular: ocorre normalmente em adultos e idosos. Esta cárie atinge a raiz exposta dos dentes – que não possui esmalte como proteção da dentina –, condição causada pela retração gengival que ocorre com o envelhecimento;
- Cárie de infiltração: é a cárie que costuma ocorrer entre a restauração e o dente. Acontece principalmente quando as restaurações são antigas.
De acordo com Dr. Paulo, o consumo de alimentos muito doces (com muito açúcar ou amido) e a alimentação várias vezes ao dia sem a higiene bucal correta são os principais fatores que causam cáries. Hereditariedade, escovação errada, localização do dente, idade, xerostomia (boca seca) e transtornos alimentares também pode ajudar a ocorrência do problema.
“Apesar de ser uma doença silenciosa na maior parte dos casos, alguns dos sintomas mais frequentes são sensibilidade dentária ao comer ou beber, dor de dente, lesões ou manchas escuras na superfície dos dentes”, esclarece o profissional. Para evitar o problema, basta escovar os dentes após as refeições, utilizar fio dental todos os dias, visitar o dentista pelo menos a cada seis meses e utilizar pastas de dente com flúor.
Este post é uma contribuição da assessoria do Paulo Coelho Andrade para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas