29/08: Dia Nacional de combate ao fumo
Câncer de boca é o quinto tipo de câncer mais comum entre os homens e o sétimo mais comum entre as mulheres
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 5.490 novos casos de câncer de boca serão descobertos entre 2016 e 2017, sendo 11.140 homens e 4.350 mulheres, com aproximadamente 5.400 casos de mortes. Este tipo de tumor ocupa hoje o 5° lugar em frequência entre os homens e representa 5% dos casos totais. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 43% das mortes por câncer em todo o mundo são causadas pelo consumo do tabaco, do álcool, por maus hábitos alimentares e de estilo de vida e infecções.
Leia também:
Problema de gengiva pode ser sintoma de diabetes
Extração tardia do dente siso traz complicações à saúde
Tratamento indolor para afta, gengivite e herpes labial
O cigarro e o álcool, além de potencializar o aparecimento de várias doenças, são os principais fatores de risco de câncer de boca – doença agressiva que pode mutilar o rosto e matar. ‘’Isso acontece porque o tabaco e o álcool causam alterações nas células da mucosa da boca e da pele, capazes de acelerar o crescimento das células cancerígenas e aumentar as chances de lesões e tumores’’, explica a especialista em implantodontia, a cirurgiã dentista Regina Bregalda.
Os homens são as principais vítimas, pois costumam fumar e beber mais. No entanto, com a mudança de hábitos, a doença também se alastra entre as mulheres, sendo, atualmente, o sétimo tipo de câncer mais comum entre elas. Em 2007, era o oitavo.
Dra. Regina Bregalda alerta sobre importância de ficar atento aos sintomas: ‘’Muitas vezes os primeiros sintomas passam despercebidos, e acabam sendo confundidos com uma simples afta. Por isso é muito importante fazer exame clínico da boca em consultório. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem ficar mais atentas e ter sua boca examinada por um dentista profissional pelo menos uma vez ao ano.’’
Ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal, dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.
O câncer oral ou de boca envolve a região dos lábios e a cavidade interior da boca: pode afetar as bochechas, língua e embaixo dela (assoalho), o céu da boca (palato duro) e as amídalas. Em casos mais extremos, quando há metástase, pode chegar à região da orofaringe (pescoço) e subir para o rosto.
Além do álcool e do tabaco, a má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal ajustadas são algumas das causas da doença.
Como prevenir o câncer de boca
- – Evitar bebidas alcoólicas, principalmente se for fumante
- – Não fumar
- – Visitar o dentista regularmente
- – Ter uma alimentação saudável
- – Ter uma boa higiene bucal
- – Manter dentes e próteses sempre em bom estado
- – Evitar exposição ao sol ou usar protetor labial
- – Fazer sexo oral apenas com proteção (camisinha)
Este post é uma contribuição da assessoria da Clínica Odontológica Dra Regina Bregalda para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas