Atividade física para combater o estresse
Brasileiros estão em segundo lugar na lista dos mais estressados do mundo e práticas de relaxamento são indicadas para reverter o quadro
O estresse está cada vez mais presente na vida das pessoas e pode ser causado por diversos fatores, que passam pela tensão no trânsito, pressão no trabalho, ansiedade, longas jornadas diárias e o pouco tempo para lazer e relaxamento. Dados divulgados pelo International Stress Management Association (Isma – Brasil) mostram que os brasileiros estão em segundo lugar no ranking mundial de países com maior número de habitantes estressados. Outra sondagem, feita pela empresa Euromonitor em 20 países, constatou que o brasileiro é o que mais se preocupa em controlar o nível de estresse. Dentre as pessoas consultadas 61% consideram esse fator muito importante para manter uma boa saúde, mas 13,8% não fazem nada para controlar esses níveis.
Leia também:
Atividade física no inverno queima mais calorias
Atividade física deve ser mantida também no outono
A importância da respiração na atividade física
Um dos recursos para modificar esse quadro é praticar atividades físicas que, além de melhorar a saúde como um todo, proporcionam relaxamento. Os exercícios atuam na liberação de endorfinas, substâncias importantes para provocar sensações de prazer e bem-estar, além de eliminar as tensões do dia a dia. Na Cia Athletica de Belo Horizonte, os alunos contam com seis aulas que trabalham, além dos aspectos corporais, o relaxamento e a redução do estresse. A gerente de ginástica da academia, Luzana Mota, explica que os exercícios utilizam técnicas de respiração, alongamento, automassagem e melhoram a flexibilidade, concentração e postura.
“São aulas que estão sempre cheias, o que demonstra a preocupação das pessoas com corpo e mente sadios. Essas aulas auxiliam as pessoas a desacelerarem de maneiras diferentes. O Axis, por exemplo, foca em alongamento, automassagem e realinhamento postural, contribui no alívio de dores e tensões musculares. Já o Body Balance adota movimentos adaptados de disciplinas orientais, como o Tai-Chi-Chuan e Yoga, e ocidentais, como o pilates, para ativar as estruturas orgânicas, fazer uma reprogramação da postura e reduzir os efeitos do estresse diário. Temos ainda o Swasthya Yoga, Hatha Yoga, Flex Circuit e Prana Balls”, explica. As aulas podem durar de 30 até 60 minutos e não possuem contraindicação, mas a avaliação física deve ser feita antes de começar a prática para adaptar os movimentos às necessidades e restrições do aluno.
Luzana alerta que as atividades devem ser prazerosas e, por isso, o aluno deve experimentar as opções até encontrar a que mais gosta. “A atividade física não deve nunca ser considerada uma obrigação ou apenas mais um compromisso na rotina diária, principalmente para quem tem como meta o relaxamento. Isso porque em pouco tempo a pessoa vai se cansar e desistir de praticar. Às vezes, pode ficar ainda mais estressada. Ao identificar algo que goste, é possível se manter regular e sentir, de fato, que aquele é um momento de dar uma pausa na correria do dia em prol da própria saúde e bem-estar”, avalia. E para não deixar aquela preguiça te pegar, uma dica é deixar a bolsa para levar na academia preparada. Separe a roupa, o tênis, a garrafa, os lanchinhos e pronto, leve-a sempre com você. Assim, é possível garantir esse momento mesmo quando o dia está corrido.
Este post é uma contribuição da assessoria da Cia Athletica para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas