Atitude hipster é tendência no décor
Pessoas que têm uma postura hipster não seguem tendências, gostam de inovar e abusam da criatividade. Na hora de decorar, buscam profissionais que apresentam soluções inusitadas e originais
O conceito do universo hipster é claro: grupo de pessoas que têm estilo próprio e que compõe algo original. Este termo, em princípio, designava especialmente a atitude no modo de se vestir. Porém, o hipster invade também o décor e vem trazendo ideias originais e muito interessantes na hora de se compor os ambientes.
Leia também:
Baú: um tesouro para a decoração
Decoração: Sala de jantar e bancos de madeira,uma opção pelo aconchego
Rock’n’roll na veia e no décor
Segundo a arquiteta Marina Dubal, do escritório DAD Arquitetura e Design, o hipster tem ideias inusitadas e sempre busca inserir objetos e temas de vanguarda na decoração. “Estamos falando de uma personalidade que valoriza a vanguarda e usa a tecnologia como ferramenta para se expressar e curtir a vida. Na decoração, a ideia é experimentar o inédito, ou resgatar o abandonado, que ninguém mais quer”, explica.
Na hora de executar um projeto com elementos hipster, Marina busca entender o perfil do cliente e criar algo único, com identidade. Ela ressalta o que é imprescindível ao concretizar um ambiente neste estilo: “Peças industriais ou de família e objetos de design são imprescindíveis. Cores e texturas devem ser inseridos pontualmente para dar contraste e valorizar a composição. Em um de meus projetos, usei um fundo neutro de concreto e cimento queimado que são fundamentais para inserir todos os objetos que foram garimpados e são irreverentes”, conta.
As peças garimpadas, aliás, são ótimos achados para quem busca a decoração hipster. Um local bastante adequado e inusitado para se consegui-las é em obras de construção civil. O arquiteto Junior Piacesi lançou mão dessa ideia original em seu ambiente na mostra Morar Mais Por Menos, o Espaço Aberto.
O profissional criou painéis montados com ferragens de laje e, dentro deles, inseriu cortinas feitas com telas de obra que vez as vezes de painel de TV . “As telas criam uma leve penumbra na parte interna do ambiente possibilitando uma boa visualização do telão de dia. A noite ele se abre e temos uma lista vista da cidade ao anoitecer”, explica.
Piacesi também apostou na originalidade característica do estilo hipster na hora de desenhar a estante que é um dos elementos de destaque do seu ambiente “A marcenaria inusitada, através de uma estante levemente inclinada, surpreende o usuário mostrando-se tão funcional quanto se fosse comumente ortogonal, esta combinação de elementos funde-se ao ambiente com personalidade e desenho não usual”, finaliza.
Foto: Henrique Queiroga
No projeto assinado pela arquiteta Marina Dubal, o barril pintado com o nome do famoso perfume Chanel faz as vezes de aparador e mostra a irreverência e humor dos moradores que criam seu próprio estilo ao decorar a morada
Sob a escada, um rádio vitrola anos 50 se destaca pelo design e surpreende ao embalar os eventos tocando discos de vinil também garimpados pelos clientes da arquiteta Marina Dubal em suas andanças pelo mundo.
Foto: Gustavo Xavier
Foto: Gustavo Xavier
No projeto de Júnior Piacesi, a estante inusitada e as ferragens de obra fazendo as vezes de painel de TV mostra toda a originalidade característica do estilo hipster
Este post é uma contribuição da Mão Dupla Comunicação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.