Outubro rosa: como saber se o pet tem câncer de mama?
A campanha “Outubro Rosa”, que conscientiza e alerta as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama, não se limita apenas aos humanos. O tumor também pode ser encontrado nos pets. “É comum nas cadelas e gatas, mas também pode ocorrer em cães e gatos machos (com menor incidência)”, alerta o veterinário Jorge Morais, fundador da rede Animal Place.
O desenvolvimento do câncer de mama acontece por inúmeros fatores, entre eles a presença de hormônios, sejam eles endógenos, produzidos pelo próprio animal, ou exógenos, como os injetáveis para inibir o cio. “Outro fator que pode influenciar no desenvolvimento desses tumores é o nutricional, pois uma dieta gordurosa e animais obesos tem maior risco de apresentarem essa enfermidade”, complementa.
Leia também
Dicas de fisioterapia para os animais
Oito mitos e verdades sobre a castração
Dicas para praticar atividades físicas com o pet
De acordo com Morais, para saber se o pet apresenta sinais de câncer de mama, o ideal é fazer uma avaliação com um profissional, ou mesmo se palpando as mamas perceber pequenos nódulos de consistência dura, o tutor deve levar o pet o mais rápido possível ao veterinário para realização de exames e tomar as devidas providências para evitar maiores danos ao animal. Além disso, a castração antes do primeiro cio pode ajudar a prevenir a formação de tumores mamários.
Este post é uma contribuição da assessoria da Animal Place para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.