Imagem com direitos autorais: iStock.com / Moyo Studio
Como aliviar as cólicas durante o período menstrual
Saiba o que fazer para diminuir as dores da cólica menstrual
As cólicas menstruais, que aparecem todo mês, são um problema na vida de muitas mulheres, dificultando a realização de tarefas e tornando o dia a dia mais pesado. Apesar de não ser completamente normal, a cólica menstrual está presente e nem sempre desaparece sozinha, assim, seguir algumas dicas pode tornar esse período bem menos desconfortável e doloroso.
Leia também:
A endometriose pode reduzir a taxa de sucesso da FIV?
Ovários Policísticos ou Síndrome dos Ovários Policísticos
Bloqueio do Ciclo Menstrual Mitos e Verdades
É muito importante ficar atenta à intensidade da dor durante esse momento do ciclo menstrual, já que cólicas muito fortes podem ser um indicativo de uma possível doença. Já dores com pouca intensidade podem ser tratadas como um simples desconforto, que pode aparecer, inclusive, por conta de outros fatores, como o uso de anticoncepcionais. Confira algumas estratégias para ficar mais confortável durante a menstruação.
Cuidado com a temperatura corporal
Quem nunca ouviu que ficar com os pés descalços e o cabelo molhado pode piorar as cólicas? Essas afirmações têm um fundo de verdade, pois a queda da temperatura corporal diminui a oxigenação do sangue e prejudica a circulação sanguínea, intensificando a dor. Manter o corpo quente, por outro lado, faz com que os músculos e os vasos sanguíneos fiquem menos contraídos, diminuindo a dor.
Assim, é recomendado tomar banho com temperatura morna e usar sapatos, mesmo dentro de casa, dando preferência para calçados quentes, como pantufa, e meias grossas. Caso a dor continue, faça uso de uma bolsa de água quente, que deve ser colocada sobre a parte mais baixa do abdome, para relaxar a musculatura da região.
Atenção para a alimentação
Apesar do desejo de comer certos pratos durante esse período do ciclo menstrual, é importante evitar alimentos gordurosos e frituras, assim como bebidas com cafeína, como café e refrigerante, pois eles aumentam a produção de prostaglandina, composto responsável por provocar contrações uterinas. A cafeína também pode acentuar as mudanças de humor, já presentes durante a menstruação. Por outro lado, certos alimentos colaboram para a diminuição das dores e dão maior conforto durante essa fase do ciclo menstrual, assim, dê preferência a frutas cítricas, banana, oleaginosas e vegetais verdes-escuros, importantes para o relaxamento dos músculos, a diminuição do inchaço e o alívio das dores.
Medicamento
Em caso de dor constante, pode ser necessária a administração de um remédio. A automedicação não é recomendada, por isso, é preciso consultar um médico ou ginecologista, para que seja feita a recomendação adequada. Nesses casos, antiespasmódicos, analgésicos e anti-inflamatórios são as melhores opções, colaborando para reduzir as contrações uterinas e a contração da musculatura e dos vasos sanguíneos.
Este post é uma contribuição exclusiva de Alice Bachiega para o Portal BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas