Buffet ou aparador: como escolher a melhor opção para a sala de jantar
A arquiteta Carina Korman dá dicas para decidir entre os dois móveis, peças importantes na hora de receber os convidados
Nas festas de fim de ano, a sala de jantar se torna um dos ambientes mais movimentados da casa. O buffet e o aparador, móveis tão característicos desse cômodo, são peças importantes na hora de receber os convidados. Mas o que se deve levar em conta na hora de escolher entre um e outro?
“Tanto o buffet quanto o aparador funcionam como móvel de apoio na sala de jantar. A principal diferença entre eles é que o buffet serve também para guardar louças, enquanto o aparador apenas para servir”, explica a arquiteta Carina Korman, do escritório Korman Arquitetos.
Assim, o que pode definir a seleção do mobiliário para a sala de jantar começa na cozinha: se houver poucos armários para guardar as louças, o buffet é a melhor opção, pois fornece espaço de armazenamento extra. “Mas se já tiver espaço suficiente nos armários, o aparador acaba sendo um móvel com estética mais leve”, pontua a arquiteta.
Quanto ao estilo de decoração, os dois tipos de móveis são bem versáteis. “Ambos ficam bem em salas clássicas ou modernas. O que muda é o design e os acabamentos do móvel”, ressalta Carina. Prova disso é a diversidade de modelos que o Korman Arquitetos usa em seus projetos. Confira:
Buffet retrô
Projeto: Korman Arquitetos | Foto: JP Image
Para a sala de jantar deste loft, que fica integrada à cozinha, o escritório desenhou o bufê sob medida. Com design retrô, inspirado em modelos antigos, o móvel mistura laca verde clara com vidro e pés de ferro. Como se tornou o cantinho do bar e do café, o buffet guarda copos, taças, xícaras e bowls para aperitivos. O espelho redondo arremata o décor industrial.
Buffet suspenso
Projeto: Korman Arquitetos | Foto: Gui Morelli
Suspenso, o buffet mescla vidro e madeira, material que aquece a decoração de tons claros. Spots foram posicionados sobre ele para criar uma iluminação especial durante as recepções.
Suporte para arte
Projeto: Korman Arquitetos | Foto: Gui Morelli
Em sintonia com o décor elegante da sala de jantar, o aparador em metal, cristal e mármore Nero Marquina foi desenhado pela arquiteta Ieda Korman. O móvel é coroado pela obra de Di Cavalcanti sobre fundo de espelho, mesmo material que reveste a parede.
Aparador com rodízios
Projeto: Korman Arquitetos | Foto: Gui Morelli
O móvel de metal com rodízios faz às vezes de aparador nesta sala de jantar e de jogos com decoração jovem e descontraída. Uma das vantagens dessa peça é que ela pode circular pelo ambiente, muito útil nos dias de festa. Além de guardar as bebidas, o móvel ainda acomoda quadros e um vasinho de planta.
Apoio lateral
Projeto: Korman Arquitetos | Foto: Gui Morelli
Nesta sala de jantar, mesa e cadeiras em laca preta se harmonizam com o aparador ancorado às paredes laterais, possibilitando que a cortina fosse posicionada atrás desse móvel. Fechando o décor, ao fundo, a parede em espelho recebeu o quadro pertencente ao casal de moradores.
Este post é uma contribuição da assessoria da Korman Arquitetos para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas