Imagem: Foto de Alena Darmel de Pexels
Grupos especiais e atividades de condicionamento
*Beethoven de Ávila
A busca pelo condicionamento físico que tanto falamos é uma tendência e uma realidade necessária a qualidade de vida que os médicos e os especialistas indicam a todos. Idade, sexo ou tipo de atividade profissional não exclui nenhuma pessoa de carecer de fazer tais atividades físicas e corporais que levam a esta melhora da capacidade física. Como já dito em textos anteriores não basta fazer uma atividade pequenina qualquer para se obter resultados diferentes na sua capacidade de executar atividade físicas no geral e nem para se modificar nosso corpo ou alcançarmos um “shape” pretendido, ideal.
As últimas análises de metabolismo descritas em nossos textos, direcionam as características dessas atividades que, como definido, tem que configurar estímulos fortes e assíduos o bastante para direcionar nosso organismo a se reconstruir e fortalecer, em suma “capacitar”. Não basta fazer fraquinho ou apenas algumas vezes, temos que fazer atividades características e presentes o bastante para estimular nosso organismo como um todo, além de atender as individualidades relacionadas a todas características e limitações pessoais para que sejam corretas e positivas na construção de um corpo mais capaz e no “shape”.
Leia também:
Treino regenerativo é bom e necessário – Beethoven de Ávila
Combatendo a perda de massa magra – Beethoven de Ávila
A ergonomia – Beethoven de Ávila
Este direcionamento depende mesmo de que cada um/a reconheça e informe todas peculiaridades pessoais ao especialista que montará o programa de atividades. Tais informações serão as referencias das possibilidades, limites individuais e indicadoras das atividades que servirão corretamente. Lembramos aqui que o especialista fará uma avaliação e estudo específico para indicar as atividades e também reavaliará com o processo de execução e a cada período compondo a já dita “periodização de treinamento” (Leia aqui: Alterne intensidade e volume de treinos – Beethoven de Ávila).
Nossa pagina informativa vem contribuir com esta divulgação e promoção de ideias e também com a disseminação de que as pessoas devem se disponibilizar a compor todo este processo. Para as crianças e os muito jovens os pais serão os informadores, para os jovens adultos as informações virão dos pais e da participação do indivíduo. Para os adultos a consciência e evidentemente a auto avaliação além de indicações médicas (exames) periódicos. E para os idosos, saudáveis ou não, sempre devemos contar com suas próprias experiências e sensibilidade para compor tais informações através dos exames e das avaliações dos especialistas.
Lembramos que o direito a atividade física, a se exercitar, é uma liberdade fundamental, assim a escolha da atividade fim que o indivíduo deseja ou precisa, sempre carece de formações básicas ou introdutórias para o sucesso. Explicando: se uma pessoa quer ser praticante de uma atividade esportiva ou de lazer, precisa evidentemente se preparar para isso com atividades fundamentais e de suporte. Mesmo atividades suaves como a dança ou a natação podem ser, elas demandam uma preparação e capacitação básicas. Evidentemente precisaremos adaptar atividades as capacidades das pessoas de acordo com as limitações e potencialidades. Até por isso as atividades esportivas e competitivas são divididas em categorias para se atender as peculiaridades de grupos.
Idade e gênero sempre denotam características diferenciadas e assim demandam naturalmente atividades diferentes, especializadas, adaptadas para seu atendimento. É uma necessidade criarmos inserção e inclusão para que todos sejam atendidos no direito fundamental. Mas é básico que cada um de nós e todos se disponibilizem a informar e ser avaliados para que sejamos direcionados a uma atividade que dão positivamente.
Mais uma vez: BONS TREINOS.
*Beethoven de Ávila é professor com licenciatura plena em Educação Física (UFMG 1987), especialista em Fisiologia do Exercício (1997) com atuação em esportes, escolas, musculação, spinning, ciclismo e personal trainer. Piloto competidor, treinador e assessor (consultor) em Mountain Bike.
Contatos: Whatsapp: (31) 99213-5989
e-mail: beefisics@ig.com.br
Este post é uma contribuição exclusiva do Personal Trainer Beethoven de Ávila para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas