Área externa não é só para o verão! Arquitetas do escritório Dantas & Passos explicam como deixar o espaço em harmonia para as temporadas de outono e inverno
Iluminação indireta, almofadas e até uma lareira portátil são alguns dos recursos para deixar a varanda quentinha para os dias amenos ou de baixa temperatura
Projeto: Dantas & Passos Arquitetura Foto: Maura Mello
Áreas de lazer abertas tendem a ser esquecidas ou evitadas logo primeiros ventos do outono e o início do frio invernal. Mas engana-se que uma varanda coberta deva ser usada apenas nos meses de calor: pequenos ajustes permitem aproveitar o espaço em todas as épocas do ano!
Nesse desafio, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, reuniram sugestões pontuais e muito simples que vão transformar a sua área externa em um lugar multifuncional.
1- Cobertura e fechamento:
Antes de comprar qualquer peça ou objeto para o ambiente, é valioso pensar na adequação da cobertura. Uma boa sugestão é o pergolado, que fica perfeito para a chuva ou sol e pode ser executado com materiais como bambu, ferro e madeira – mais usado comumente. “Além de proteger contra as intempéries climáticas, o pergolado também é ótimo como suporte para várias espécies de planta”, sugere Danielle Dantas.
Depois de escolher a cobertura, chega o momento de proteger a área externa. O ideal é o que fechamento, com vidro ou painéis de madeira, por exemplo, seja incluído, já no projeto original, e especificado por um arquiteto. Esse cuidado justifica-se pela atenção ao peso do material, que deve entrar no cálculo da obra para uma estrutura mais segura e bonita esteticamente.
No caso de um projeto já existente, as arquitetas indicam um fechamento com toldo translúcido que, além de proteger da chuva e do vento, ainda dribla e controla a entrada de luz. “O toldo é perfeito para quem deseja uma proteção que seja discreta e possa ficar ser guardada quando não for utilizada”, revela Paula.
2- Iluminação:
A iluminação também é uma ótima alternativa para criar uma atmosfera especial nos dias menos favoráveis à luz natural. As profissionais indicam buscar compor a área com abajures, spots, arandelas e pendentes. “No que tange às lâmpadas, sempre recomendo a amarela”, ressalta Danielle.
Projeto: Dantas & Passos Arquitetura Foto: Maura Mello
3- Decoração
Mantenha o mobiliário e apenas aposte na troca dos acessórios. Almofadas são super bem-vindas, já que colaboram na retenção do calor e ainda dão aquela sensação gostosa de lugar quentinho. As espreguiçadeiras da piscina podem se tornar muito acolhedoras com colchonetes e almofadões. Uma boa dica também é dispor de várias mantas para distribuir aos amigos e familiares nos dias de temperaturas amenas ou mais baixas.
4- Lareira ou aquecedor
Lareiras portáteis ou aquecedores são ótimos, já que podem ficar dentro de casa ou na área externa e dispensam qualquer tipo de duto ou ligação. “É possível comprar esse tipo de aquecimento pronto em bases pequenas ou com rodinhas para facilitar o deslocamento”, indica Danielle. Esse tipo de lareira costuma vir com laterais de vidro, que protegem contra acidentes, e ainda combina com diferentes tipos de decoração.
Projeto: Dantas & Passos Arquitetura Foto: Maura Mello
Este post é uma contribuição da assessoria dc33 Comunicação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas