Décor com glamour: artista plástico dá dicas de como usar obras de arte na decoração
Além de expressão de sentimentos e um bom investimento, a arte também pode ser um artigo de decoração dos ambientes. Além de retratar a personalidade do morador, obras de arte conferem mais charme e até certa atitude aos espaços…
Artista plástico, curador e professor de arte, Glauco Moraes é também um grande colecionador de arte. Em sua casa, exposto para seus convidados, ele possui um acervo com aproximadamente 100 obras, que vão de pinturas a esculturas, de artistas nacionais e internacionais, de revelações a talentos consagrados. Entre eles, nomes como Yara Tupynambá, Inimá de Paula, Fernando Pacheco, Léo Brizola, Jorge Cabrera, Bruno Mitre, Rogério Fernandes, Carlos Bracher, Erli Fantini, Mário Mariano, Fátima Pena, Fernando Lucchesi, entre muitos outros. Tudo compõe os mais diferentes espaços, desde a cozinha até os quartos. E o que chama a atenção de quem o visita é que, mesmo com muita informação, os ambientes têm uma grande harmonia entre móveis e arte, tudo se comunica com sabedoria. E sem cansar os olhos dos visitantes.
Leia também:
Quadros personalizados com objetos do cliente
O Novo Minimalismo e o uso das cores
Dicas de decoração para imóvel alugado
Segundo Glauco Moraes, sua casa teria que refletir arte, ou não seria a sua cara. “Nos últimos tempos, a decoração vem utilizando a arte para enriquecer e aquecer os espaços. Quem disse que colecionadores não podem expor seus valiosos investimentos? Desta forma, ainda democratizamos a arte. Nos ambientes, as peças atraem olhares e ficam ainda mais sofisticadas e charmosas. Por isso, as obras têm sido um recurso cada vez mais presente na decoração e no design de interiores”, explica o artista.
Dicas do artista
Glauco Moraes faz questão de dar algumas dicas importantes para aqueles que querem decorar com arte suas casas e escritórios. Esta orientação é muito rica quando recebida de um artista plástico ou curador, que tem um olhar apurado sobre estética, cores e linhas.
“Além de ajudar a escolher as melhores peças para investir, o curador tem uma visão estética que contribuirá para a valorização das obras em um espaço e na harmonização dessas com os móveis escolhidos pelo design de interiores. A melhor colocação, iluminação adequada e manutenção das peças são dicas preciosas que podemos compartilhar”, explica o artista.
Outra orientação para quem quer modificar os espaços dando um toque de arte, Glauco Moraes acredita que peças menores, como pequenas esculturas, podem ser colocadas em uma mesa de centro ou em um lugar de destaque na estante. Já peças maiores, como as esculturas, podem compor um hall, a sala de estar ou a área de uma piscina. “Já os quadros, podem compor as paredes de diferentes formas. O legal é brincar com cores e tamanhos das telas”, sugere o curador.
Este post é uma contribuição da Ampla Comunicação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas