Harmonização, muito mais que combinar comida e vinho – Parte I
Por Chef Henrique Burd
A pouquíssimo tempo atrás só se falava em harmonização entre vinhos e comida. O tempo veio nos mostrar que harmonizar é muito mais do que isso. Hoje já observamos uma grande evolução em outros segmentos de bebidas, não só alcoólicas, que descortinam um mundo de opções de combinação e prazer de experimentar seu resultado.
Leia também:
Harmonização de vinhos (parte II) e receita de mojito – Por Chef Henrique Burd
O que é Enogastronomia? – Por Chef Henrique Burd
Como escolher um vinho? – Por Chef Henrique Burd
Para quem aprecia bons pratos, esta é uma das atividades mais complexas e prazerosas, combinar e provar até acertar
O senso comum afirma que o que é bom pode melhorar e o que é ruim pode piorar. A harmonização é um desses aprendizados que podem fazer o que é bom ficar ainda melhor e o que não é quase passar despercebido.
Harmonizar é combinar os sabores dos alimentos com as características das bebidas e molhos, buscando a melhor parceria possível, para que essa seja uma experiência que inspire e agrade nossos sentidos.
Os sabores e aromas presentes em um prato devem combinar entre si. Isso quer dizer que a preparação sozinha já deve ser deliciosa de ser degustada.
Isto inclui os temperos que serão utilizados bem como os molhos que complementarão o prato.
A partir daí, vem a escolha da bebida que vai acompanhar o prato. Pode ser um vinho, uma cerveja e até mesmo um suco de frutas.
Para fazer essas combinações, é necessário guardar alguns conceitos, e o mais importante deles é lembrar do sabor e da intensidade da bebida e do que está mais aparente em um prato.
Por conta desses fatores, que necessitam de uma boa memória tanto olfativa quanto gustativa, é que muita gente acredita que harmonizar é muito difícil. Porém, não é tão complicado assim. É mais uma questão de prática.
Nos próximos artigos vou descrever um pouco melhor esses conceitos e veremos que a harmonização é um prazer e não um bicho de sete cabeças.
Bom, para trazer um pouco de frescor e alivio nos dias quentes do nosso verão tropical, podemos usar uma bebida tradicional de um país que possui uma gastronomia deliciosa, a Espanha.
Receita Sangria Espanhola
Ingredientes:
- 1 litro de vinho tinto seco
- suco de 2 laranjas-pera
- suco de 1 limão tahiti
- 1 laranja-pera em fatias
- 2 maçãs Fuji picadas
- 1 lata de club soda (350 ml)
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de gelo picado
Modo de Preparo:
Misture tudo numa jarra e leve para gelar antes de servir.
Dica do Chef: Adicione abacaxi e folhinhas de hortelã para dar ainda mais frescor
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
BLOG PITACOS CULINÁRIOS POR CHEF HENRIQUE BURD
SOBRE O AUTOR
Henrique Burd – Chef de cozinha do Ateliê da Cozinha, especializado em cozinha internacional, consultor e adora criar pratos diferentes.