Dicas para a composição de um banheiro sustentável
O banheiro é o ambiente da casa que mais consome água e energia elétrica. Equipar o banheiro com produtos econômicos e adotar hábitos para um consumo consciente é a melhor solução. Pensando nisso, a Telhanorte oferece dicas para o banheiro se tornar prático e confortável, sem deixar de ser sustentável.
Leia também:
Decoração de Banheiro com Mosaico de Azulejo
Mitos e verdades na hora de construir ou reformar
Decorar com espelhos exige visão estratégica
Custo-Benefício
Produtos ecológicos e econômicos costumam ter preços acima dos convencionais. Isso acontece pelo alto investimento em novas tecnologias, que tornam o produto econômico. O importante é avaliar o custo-benefício e a economia realizada ao longo de alguns meses e entender que não é custo, é investimento.
Chuveiro inteligente
Para economizar água durante o banho, a dica é investir em duchas econômicas, com tecnologias que misturem ar e água, gastando menos que o chuveiro convencional e mantendo o conforto. O sistema de aquecimento elétrico também é um aliado e, diferente do que muitos acham, é um sistema econômico, levando em consideração que a água aquece imediatamente após o acionamento do registro, sem perda de água. Isso porque com outros sistemas de aquecimento é necessário aguardar o aquecimento da água fria que sai da tubulação. Ainda melhores são os modelos flex, que aquecem imediatamente com o sistema elétrico e depois é acionado o aquecedor solar ou a gás, por exemplo.
Vazão equilibrada
A instalação de dispositivos economizadores de água funciona como um registro redutor de vazão, poupando 50% da água consumida pela torneira do banheiro. Outra opção é apostar nos arejadores, que misturam ar à água, diminuindo o fluxo sem comprometer a sensação de volume.
Torneiras mágicas
Opções de torneiras de banheiro com sensor de presença interrompem automaticamente o fluxo de água quando as mãos se afastam, o que gera economia de até 85%.
Lâmpadas evoluídas
Para reduzir o consumo de energia do banheiro, substitua as lâmpadas incandescentes por modelos de LED, que economizam até 80% de energia. Além disso, elas duram 15 vezes mais, não esquentam e não emitem raios ultravioletas, que são prejudiciais à saúde.
Válvulas ponta firme
É possível continuar economizando caso o banheiro seja equipado com as válvulas de descarga instaladas na parede. Atualmente, existem modelos com duplo acionamento. O uso racional desse tipo de descarga pode gerar economia de até 60%.
Este post é uma contribuição da assessoria da Telhanorte para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.