Dicas para escolher os vinhos das festas de fim de ano
A equipe de Sommeliers Wine sugere estilos da bebida que harmonizam com as ceias de Natal e Ano Novo
O Natal e o Ano Novo são momentos de confraternização em que a família e amigos se encontram e dividem o momento da ceia em torno da mesa. Pensando nessas duas ocasiões, a equipe de Sommeliers da Wine.com.br, o terceiro maior e-commerce de vinhos do mundo, listou algumas dicas para facilitar a escolha dos vinhos para as ceias. Para o Natal, entre as dicas de harmonizações estão por exemplo as tradicionais rabanadas que podem combinar vinhos brancos ou espumantes igualmente doces; No Ano Novo o bacalhau que pede por brancos encorpados ou tintos de médio corpo, além de dicas para a hora do brinde.
Leia também:
Harmonização de vinhos – Por Chef Henrique Burd
Como escolher um vinho? – Por Chef Henrique Burd
O que é Enogastronomia? – Por Chef Henrique Burd
Natal
Peru
Segundo Lucas Cordeiro, Sommelier da Wine, a forma como a carne do peru é preparada influencia na hora da harmonização. Quando são utilizadas ervas e pimenta, a combinação perfeita pode ser vinhos brancos ou rosés de médio corpo e bom frescor, pois a combinação deles traz equilíbrio no sabor. Já quando o peru é preparado com molhos a base de frutas vermelhas ou ligeiramente agridoces combinam com tintos leves e frutados.
Para harmonizar com esse que é um dos pratos mais típicos no natal, o Sommelier indica: Carlos Reynolds Branco 2013
Rabanada
A Rabanada, feita na receita tradicional, é bastante doce, marcada pelo aroma de canela e com a untuosidade dada pela fritura. A dica da equipe de Sommeliers é a harmonização com vinhos brancos ou espumantes igualmente doces. “O bom frescor e notas de especiarias em ambos serão uma ótima combinação com a canela da receita”, explica Lucas.
Para harmonizar com a rabanada as indicações são: Fratelli Dogliani Moscato Spumante, Pajzos Harslevelu – H – Late Harvest 2011, Nes Passito Naturale Di Pantelleria DOC 2012.
Pernil
Lucas diz que a carne de porco é versátil para harmonizar por sua estrutura geralmente macia e não muito densa. Para o pernil, que é uma das peças suínas mais magras, geralmente assada nas receitas natalinas, a sugestão é um branco fresco e encorpado, um rosé de boa estrutura e refrescante, ou um tinto de médio corpo e boa acidez. “Conforme o molho, opte por vinhos frutados ou com notas de especiarias e amadeirados”, indica Lucas.
A combinação, segundo o Sommelier pode ser feita com: JP Azeitão Rosé 2013, Maycas Quebrada Seca Chardonnay 2012, Barahonda Sin-Madera Monastrell 2011.
Panetone
Segundo Lucas Cordeiro a versão clássica com frutas secas do tradicional panetone harmoniza muito bem com espumante ou vinho da uva moscatel, pelo frutado e cremosidade da bebida. Já a versão com chocolate combina com um espumante tinto e doce, com notas de frutas vermelhas e boa acidez, ou ainda um Vinho do Porto doce e potente.
O panetone pode ser harmonizado com: Espumante Salton Moscatel,Espumante Brachetto D`Acqui Docg, Vinho do Porto Dow`s LBV 2009.
Ano Novo
Bacalhau
Segundo a equipe de Sommeliers da Wine, o bacalhau é um prato que pede vinhos que se equilibrem com a estrutura consistente do peixe. As sugestões são brancos encorpados ou tintos de médio corpo.
Mommessin Morgon Domaine de Lathevalle AOC 2013, Julian Reynolds Alicante Bouschet 2006.
Lombo recheado com catupiry, nozes e damasco
Outra opção salgada para a ceia de Ano Novo é o Lombo recheado com catupiry, nozes e damasco. As características desse prato ficam por conta da carne suína macia e saborosa que tem acrescentado o toque adocicado do damasco, bem como os aromas das nozes. “Esta receita tem como par ideal vinhos brancos potentes e aromáticos, e também espumantes intensos e marcantes” explica Lucas, que completa: “exemplares com aromas de frutas maduras ou secas, e também toques de nozes, amêndoas e castanhas em geral, acrescentarão refinamento ao conjunto” finaliza o sommelier.
Para a harmonização Lucas sugere: Fleur Du Cap Sémillon Unfiltered 2013,Gérard Bertrand Grand Terroir La Clape Blanc 2014, Espumante Salton Évidence 30 meses.
Torta de chocolate
Se a opção para a sobremesa no final do ano for a torta de chocolate, Lucas orienta que “o chocolate tem sabor acentuado, e apenas vinhos também de sabor acentuado tem condições de harmonizar com pratos assim. Tintos doces, também os fortificados, com aromas frutados serão perfeitos nessa união”.
Sugestões de rótulos para harmonização são: Taylor’s Porto Select Reserva,Viñedo de Los Vientos Alcyone Tannat Dessert Wine, Marsala Fine Rubino DOP.
O Brinde
Para encerrar, o sommelier dá dicas para o momento do brinde agradar a todos os paladares: “Em meio aos familiares e amigos, o brinde, que encerra o ano velho e abre as portas para um novo ano, encontrará certamente vários paladares, e portanto os espumantes mais frutados e fáceis de beber serão um sucesso”, finaliza Lucas Cordeiro.
Indicações: Vin Mousseux Veuve D’Argent Blanc de Blancs Brut, Fantinel Prosecco One & Only DOC Brut 2013, Champagne Montaudon Brut.
Este post é uma contribuição da assessoria da Wine.com.br para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.