Comodidade para as visitas de fim de ano
Com a vinda de amigos e parentes para se hospedar durante as festas de fim ano, convém ter um espaço aconchegante para que todos se sintam confortáveis mesmo longe de casa
Projeto Laura Santos. Banco ripado de madeira recebe as malas do convidado. Foto: Daniel Mansur
Fim de ano é época de receber os amigos e parentes para as festividades. Para isso, é importante ter um espaço apropriado para que seus convidados se sintam bem ao se hospedarem em sua casa, tendo um quarto só para eles.
Leia também:
Como organizar quartos pequenos
Alternativa ao tradicional sofá
Cortinas para dividir
Para as arquitetas Luciana Araújo e Nathalia Otoni, do escritório Óbvio Arquitetura, o quarto de hóspedes, independentemente de ter outro uso durante o ano, deve ser tratado de forma que o convidado se sinta esperado e à vontade. “Mantenha sempre a decoração do ambiente mais neutra, assim você agrada a todos os gostos. Antes de colocar flores naturais ou perfumar o espaço, fique atento a possíveis alergias das pessoas que vai receber”, indicam.
Projeto Óbvio Arquitetura. Quarto de hóspede, que também funciona como home office, possui decoração neutra. Foto: Henrique Queiroga
A arquiteta Marina Dubal, do escritório Dubal Arquitetura e Interiores, concorda que é importante saber o perfil do hóspede que irá receber e um pouco de seus hábitos para poder compor o quarto da forma mais adequada possível. “O conforto é o principal, mas lembrando, também, que a estética é igualmente importante, pois contribui com a sensação de aconchego e acolhimento. Uma bandeja com água e biscoitinhos ao lado da cama, por exemplo, é um mimo para o convidado”, conta.
Deve-se lembrar de ter um local no armário com cabides para que os hóspedes pendurem suas roupas mais delicadas. Ter uma atenção especial às roupas de cama, adornos no quarto e as malas, também são uma atenção a mais aos convidados. “As malas ocupam bastante espaço no quarto, por isso é importante pensar num móvel que possa abrigá-las deixando espaço livre para os convidados”, sugere Laura Santos, designer de interiores.
Marina Dubal também aposta na iluminação e adornos para compor o quarto de hóspedes: “Indico luz indireta como abajures ou difusa. A composição da roupa de cama também é importante, o ideal é no mínimo dois travesseiros por pessoa, o que deixa a cama mais bonita e também mais confortável. Almofadas decorativas também são bem-vindas, podendo casar com detalhes do quarto, como cores e estampas”, exalta.
Projeto Marina Dubal. Iluminação indireta e almofadas coloridas proporcionam conforto e alegria ao quarto. Foto: Henrique Queiroga
Segundo a designer Laura Santos, o banheiro também merece uma atenção especial: “É importante se lembrar de disponibilizar itens básicos como sabonete, xampu, condicionador, pasta de dentes e toalhas limpas, proporcionando conforto ao hóspede e a sensação de estar em casa”, finaliza.
Segundo Laura Santos, kits de banho como esses demonstram um cuidado com o hóspede. Foto: Henrique Queiroga
Este post é uma contribuição da Mão Dupla Comunicação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.