As vantagens do cortineiro iluminado
Para quem busca um ambiente esteticamente mais arrojado e criativo, mas, ao mesmo tempo, agradável e requintado, eis uma solução muito apropriada
Os cortineiros são peças de gesso que preenchem o espaço entre a parede e a cortina. Além de esconder imperfeições, servem para dar acabamento, criando uma estética interessante. Há dois tipos de cortineiro: o sobreposto — colocado na parte interna do forro da cortina — e o embutido, que instalado no teto pode receber iluminação.
Leia também:
Cortinas para dividir
Arquiteta dá dicas para sala de TV perfeita
A importância da iluminação na hora de planejar um ambiente
Foto: Daniel Mansur
Neste projeto da designer Iara Santos, a luz de penumbra proporcionada pelo cortineiro iluminado gera mais conforto ao espaço
A vantagem do cortineiro embutido iluminado é que ele agrega os benefícios do tipo sobreposto, porém, com mais beleza e conforto visual. “É possível aplicar essa peça em todos os ambientes, mas fica melhor em salas de TV e quartos de casal porque sua luz proporciona a penumbra, ou seja, ilumina sem deixar muito claro e cria um efeito luminotécnico de bem-estar nesses espaços que são naturalmente dedicados ao descanso”, explica a designer de interiores Iara Santos.
Foto: Jomar Bragança
Neste projeto assinado pela arquiteta Isabela Canaan, o cortineiro iluminado promove uma iluminação aconchegante e discreta . Foto: Jomar Bragança
Para lançar mão do cortineiro iluminado no espaço é preciso ficar atento à algumas observações, conta a arquiteta Isabela Canaan: “É necessário projetar um cortineiro tipo sanca aberta e deixar um ponto elétrico acionado por um interruptor. Já as luzes podem ser, por exemplo, fitas de LED, de potências variadas — de acordo com o efeito desejado. Esse tipo de iluminação tem baixo consumo energético e grande impacto estético”.
Com essas dicas, basta procurar um bom profissional para projetar o cortineiro iluminado com eficiência e qualidade para desfrutar de um ambiente agradável e sofisticado, esteticamente personalizado e criativo.
Foto: Jomar Bragança
Para auxiliar na iluminação geral do quarto, a arquiteta Isabela Canaan usou o cortineiro iluminado
Este post é uma contribuição da Mão Dupla Comunicação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas