Os homens conseguem fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo?
Especialista diz que as mulheres precisam ter mais paciência.
Sempre foi dito que as mulheres são capazes de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Um estudo feito pela professora Alice Roberts e o médico científico Michael Monsley com 900 homens e mulheres de 22 anos apontou que o cérebro da mulher tem mais conexões e que essas ligações entre os neurônios são mais fortes, o que possibilita as mulheres a lidar com mais tarefas no mesmo tempo.
Leia também:
Estudo mostra que crianças que brincam ao ar livre têm visão melhor
Você sabe por que as mulheres se perdem mais do que os homens?
A auto exigência extrema gera frustração – Por Daiana Demenighi
Para a psicóloga clínica voltada para a saúde do homem Carla Ribeiro, a frase ‘uma coisa de cada vez’ já foi dita pela grande maioria dos homens. “Eles geralmente ficam confusos com tantas tarefas ao mesmo tempo. Isto porque os homens só conseguem fazer muito bem uma coisa de cada vez”, explica.
Imagine a situação de que a mulher falou para o homem várias coisas a serem feitas. Certamente, o sujeito em questão vai esquecer alguns itens da lista. “Se eles não anotarem em nenhum lugar, as coisas ficam mais difíceis. E caso as tarefas precisem de atenção a detalhes, isso ainda pode piorar a situação”, conta Carla.
E apesar da comprovação científica, a especialista afirma que esse comportamento frequente também é resultado da cultura e do passar do tempo. “Antigamente, o homem era estritamente provedor da casa. Saía somente para o trabalho, tarefas rotineiras. E a mulher tinha que dar conta de todos os afazeres da casa: lavar, passar, cuidar da casa e das crianças. A mulher tinha que deixar tudo pronto para quando o marido chegasse do trabalho. Com isso, a mulher se multiplicava em muitas tarefas. E os homens só tinham que se preocupar com a carreira profissional”.
É claro que os tempos mudaram e os homens passaram a ser mais atuantes na família, tornando-se verdadeiros companheiros. Mas é preciso lembrar que a evolução não é do dia para noite, mas sim gradual. “Muita coisa já mudou no comportamento dos homens e isso vai continuar se alterando ao longo do tempo. Por isso as mulheres precisam ficar mais calmas, pois eles não têm o mesmo raciocínio automático como o delas em questões, por exemplo, da organização da casa. Eles também não pensam que precisam descongelar a carne hoje para o almoço de amanhã e por isso é preciso paciência”, conta ela.
Com esse toque de paciência, é claro que as mulheres ainda devem continuar pedindo a ajuda deles. “Todas devem continuar pedindo, mas falem uma coisa de cada vez. Se precisar de detalhes, converse dando atenção para tirar as dúvidas dele. Não adianta falar que não pode fazer tal coisa se não explicar bem o que deve ser feito para o homem”, conclui Carla.
Este post é uma contribuição da assessoria da Psicóloga Carla Ribeiro para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.