Se essa escada fosse minha…
As pedras fazem das escadas um elemento estético nos projetos de interiores. Além de trazer beleza e impacto visual a esses elementos, esse tipo de revestimento agrega sofisticação, valorizando ainda mais o ambiente
Neste projeto, o arquiteto Flávio Cardoso optou pelo mármore branco clássico, da Baracho Pedras, para dar mais destaque a escada. Foto: Rafael Carrieri
Muito mais que um elemento simplesmente funcional, a escada pode ser destaque na decoração. Com criatividade e revestimentos corretos, esse item se torna charmoso e agrega beleza. As pedras naturais, por exemplo, são uma ótima opção para quem busca acrescentar bom gosto e sofisticação às escadas.
Leia também:
A iluminação ressalta a beleza das pedras naturais
Quartzo uma nova opção ao mármore e granito
Tablado: setorizando os ambientes com mais requinte
“Como não é possível esconder a escada, e como ela normalmente tem um grande impacto visual nos projetos, o melhor a se fazer é assumir esse elemento arquitetônico com o material mais bonito e atemporal: a pedra natural”, sugere a designer de interiores Iara Santos.
No mercado, opções não faltam. De acordo com a diretora da marmoraria Baracho Pedras, Fátima Baracho, qualquer pedra pode ser utilizada para este fim. “Todas as pedras podem ser utilizadas em escadas, dentre elas, mármores, granitos, quartzitos e pedras industrializadas”, enumera.
Iara acrescenta que a escolha da pedra ideal deve ser pautada pelo restante da decoração. Mas ela dá dicas para facilitar essa tarefa. “Para aqueles que querem praticidade, recomendo o granito que é mais resistente. Para os que que primam pela bela beleza estética, sugiro o mármore”, opina a profissional.
Quanto ao tipo de acabamento, são várias opções. “A tendência são os acabamentos flameado e levigado anticado, eles destacam o tom da pedra e dão um aspecto aveludado”, salienta a diretora da Baracho. Para quem não gosta de ousar, as opções são os acabamentos tradicionais, polido com frisos, jateado e flameado. “Na lateral, pode-se aplicar ainda o polimento de borda e as testeiras”, acrescenta Fátima.
Para que a escada não fique escorregadia é simples. “Basta inserir na própria pedra os frisos. Ao comprar a pedra na marmoraria e só explicar a finalidade que a própria empresa já coloca os frisos na pedra”, orienta Iara. Os cuidados com a manutenção são mais básicos ainda. “Água e sabão neutro dão conta do recado”, encerra a Fátima.
Foto: Daniel Mansur
Neste projeto assinado por Iara Santos, a escada continua com o mesmo revestimento usado no piso da sala, ou seja, o mármore veiado
Este post é uma contribuição da Mão Dupla Comunicação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.