COZINHAR É FÁCIL?
Tempo da vovó… menina deve ser criada para ser boa esposa, mãe… saber cozinhar, lavar, passar, cuidar da casa… bordar…
Tempo da mamãe… menina tem que saber cuidar da casa, do marido, dos filhos… mas menina tem que estudar, ter uma profissão, ser independente…
Recentemente…. Ah… não sei nem fritar um ovo… fui fazer uma pizza e esqueci de colocar o molho… é mais fácil comprar… deixa que a Maria faz pra gente….
Hoje em dia…. Hummm vamos chamar uns amigos pra vir aqui em casa… a gente prepara uns aperitivos… compra um vinhozinho… o papo rola até a hora que for…..
É… em cada tempo, seja na obrigação das moças serem prendadas, na dupla jornada mãe/profissional, nas mãos das “Marias” ou hoje, onde estamos resgatando os prazeres de reunir os amigos em volta de uma mesa pra um bom papo, boa comida, boa bebida… a gastronomia sempre esteve ali, presente, viva….
O que nunca se prestou atenção é no quanto pode ser fácil cozinhar. Ninguém está aqui falando de pratos de alta gastronomia, muito elaborados, com temperos, ingredientes e combinações exóticas, mas daquelas coisinhas gostosas que, no fundo, são realmente fáceis de se fazer, basta querer, e curtir, é claro.
Por exemplo, sabia que podemos “fritar” ovo no microondas sem gordura e ter um resultado maravilhoso?
Que um arroz à piemontesa pode ser feito em 10 minutos por qualquer pessoa que saiba acender um fogão e com arroz de saquinho?
Pois é… cozinhar pode ser fácil, basta querer só um pouquinho. Se encararmos essa “coisa de cozinhar” como algo prazeroso e não como obrigação, como “ai meu Deus, vou ter que fazer um bolo”? e sim como “ah… é só juntar os ovos, o leite, de repente colocar uma fruta na hora de assar… untar forma…(como é que se faz isso mesmo?).. bate na batedeira… (ai que saco, tenho que lavar depois!!)…HUMMM mas o gostinho ficou tão bom… e “Foi feito por mim”… ninguém vai acreditar… (achei meu orgulho!!).
Bom, hoje temos muitas facilidades, receitas facílimas, preparados para bolos, biscoitos… enfim… tudo ao nosso alcance… então… MÃOS À OBRA e vamos mostrar a todos que “foi feito por nós”!!
Leia também:
Biscoito de tomate seco com nozes
Barquete com salpicão ao molho de iogurte
Receita Mini Pizza de Massa de Pastel
Receitinha Bônus
Bolinhos de arroz
Ingredientes:
- 2 xícaras de arroz já cozido;
- 50 ml de leite integral;
- 2 ovos;
- 50 g de queijo parmesão, provolone ou canastra ralado;
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- Sal e pimenta do reino a gosto;
- Cheiro verde a gosto
Modo de preparo
Em um liquidificador, coloque ¾ do arroz, juntamente com o leite, o queijo, os ovos, a farinha de trigo, a manteiga e os temperos.
Bata tudo rapidamente.
Em seguida, coloque o conteúdo em um recipiente, juntando o restante do arroz, acertando o sal.
Faça bolinhas e frite em óleo quente, servindo em seguida.
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
BLOG PITACOS CULINÁRIOS POR CHEF HENRIQUE BURD
SOBRE O AUTOR
Henrique Burd – Chef de cozinha do Ateliê da Cozinha, especializado em cozinha internacional, consultor e adora criar pratos diferentes.