Quando a rodabanca rouba a cena
Faixa de revestimento localizada acima da bancada, a rodabanca protege as paredes da umidade e dá uma forcinha na limpeza, mas também pode somar-se à estética do ambiente
A rodabanca protege e facilita a limpeza da cozinha e do banheiro, locais em que geralmente são especificadas. Devido a essa função, esse revestimento deve ser executado em materiais impermeáveis como pedras naturais e azulejo. Mas, essa peça também pode agregar papel estético: as rodabancas altas roubam a cena e agregam beleza e sofisticação ao décor, um toque que arremata o layout.
Leia também:
Dicas para a composição de um banheiro sustentável
Dicas para decorar cozinhas pequenas
Quartzo uma nova opção ao mármore e granito
Na cozinha, segundo a designer de interiores Fabiana Visacro, não há dúvidas: a rodabanca alta torna a bancada mais imponente. “Quando a rodabanca é mais alta, tudo que está na bancada se destaca mais. Além da questão estética, a rodabanca protege o rejunte da parede. Com o tempo e o contato contínuo com a água, o rejunte começa a escurecer. Sendo assim, quanto mais alta for essa rodabanca, maior será essa proteção”, acrescenta.
Neste lavabo, projetado pela designer Fabiana Visacro, a rodabanca alta feita – de mármore da Baracho Pedras – deixa o espaço ainda mais sofisticado. Foto: Osvaldo Castro
De acordo com a designer, as pedras naturais são ótimas opções para compor rodabancas altas e causar impacto estético seja na cozinha ou no banheiro. “Eu uso muito granito e mármore. Na cozinha, dou preferência por granitos homogêneos como o São Gabriel e Preto Absoluto. No banheiro uso mármore, que é mais poroso, pois nesse espaço não se usa tantos produtos químicos como na cozinha e não tem tanta gordura também”, explica Fabiana.
Nesta cozinha, Fabiana Visacro usou uma rodabanca alta feita de granito. Para setorizar área do fogão, a rodabanca subiu até o teto trazendo mais charme a cozinha. Foto: Osvaldo Castro
Quando a rodabanca é feita em pedra, deve-se ficar ainda mais atento ao acabamento. Esse item pode ser um diferencial e valorizar esse revestimento. Para não errar na escolha, Fátima Baracho, diretora da marmoraria Baracho Pedras dá uma dica. “O polimento reto é o mais utilizado pelos profissionais e aqui, na Baracho Pedras, é realizado com um maquinário italiano específico para esse fim”, destaca.
Além da necessidade de escolher o acabamento correto é preciso ficar de olho nas medidas exatas da pedra para que não sobre ou falte o revestimento. Isso é tão importante que na Baracho Pedras, por exemplo, existe um setor técnico altamente especializado só para fazer isso. “As medições são realizadas por nós in loco, acompanhadas pelos profissionais e revisada pelos mesmos. Desta forma, as peças são produzidas no tamanho exato para o projeto do cliente”, constata Fátima.
Com essas dicas, basta escolher a pedra que mais agrada para a rodabanca e aliar funcionalidade e praticidade com beleza e sofisticação tanto na cozinha quanto no banheiro.
Neste projeto da arquiteta Gislene Lopes, a rodabanca de mármore da Baracho Pedra foi especificada na medida exata para ocupar o espaço entre a bancada e o espelho. Foto: Jomar Bragança
Este post é uma contribuição da Mão Dupla Comunicação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES em Belo Horizonte