Problema de gengiva pode ser sintoma de diabetes
Muitos pacientes descobrem a doença na cadeira do dentista
Muitos ainda não sabem, mas pacientes com diabetes têm tendência a desenvolver doença periodontal (infecção da gengiva), cáries e alterações no tecido da boca. Segundo a cirurgiã dentista, dra. Regina Bregalda, o sangramento na gengiva durante a escovação dos dentes é o primeiro sinal de doença periodontal, que começa com o surgimento da placa bacteriana. ‘’Se não for tratada adequadamente, pode levar à perda dos dentes’’, explica.
Além do sangramento, é preciso ficar atento se as gengivas estiverem avermelhadas, sensíveis, flácidas, se tiver mau hálito persistente ou pus entre os dentes e a gengiva. Para realizar extrações e cirurgias na boca de um paciente diabético é necessário, de acordo com a dra. Regina Bregalda, avaliar o nível de glicemia, já que ela pode dificultar a cicatrização. ‘O nível de glicemia não pode estar acima de 200mg/dl’’.
Leia também:
Preparativos para o casamento incluem sorriso perfeito
Medo e fobia a dentistas são coisas do passado
Dicas para ter uma saúde bucal em dia
Pesquisas recentes sugerem que a relação entre doenças gengivais e diabetes é uma via de mão dupla. Não somente as pessoas com diabetes são suscetíveis às doenças gengivais, mas esta pode ter o potencial de afetar o controle glicêmico no sangue e contribuir para a progressão do diabetes.
Outros problemas bucais relacionados com diabetes são: candidíase (sapinho – uma infecção causada por um fungo que cresce na boca), boca seca que pode causar aftas, úlceras, infecções e cáries.
Como evitar problemas dentários associados ao diabetes?
Em primeiro lugar, o mais importante é controlar o nível de glicose no sangue. Em seguida, cuide bem dos dentes e gengiva e faça exames minuciosos a cada seis meses. Para controlar as infecções por fungo, controle bem seu diabetes, procure não fumar e, se usar dentadura, remova-a e limpe-a diariamente. O controle adequado da glicose do sangue também ajuda a evitar ou aliviar a boca seca causada pelo diabetes.
Este post é uma contribuição da assessoria da Clínica Odontológica Dra Regina Bregalda para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas