O uso de prebióticos e probióticos na alimentação dos animais de estimação
A especialista da Yes, Verônica Lisboa, explica que com a diversificação da dieta dos pets, a inclusão de aditivos tem se tornado um diferencial para garantir o equilíbrio da microbiota
A microbiota dos animais de estimação se destaca por apresentar uma infinidade de bactérias benéficas, que são importantes para diversas atividades do organismo, atuando na absorção de vitaminas, nutrientes, sais minerais e, ainda, na proteção contra patógenos responsáveis por doenças infecciosas. Para que o organismo esteja em pleno funcionamento é necessário que a microbiota intestinal esteja em eubiose, ou seja, equilibrada, aliada à mucosa e microvilosidades íntegras.
Neste cenário, os avanços dos estudos sobre o processo de digestão e nutrição animal permitiram a evolução no desenvolvimento de novos produtos destinados à manutenção do equilíbrio da microbiota intestinal dos animais, como explica a Engenheira Agrônoma e Coordenadora Técnica de Pesquisa da Yessinergy, Verônica Lisboa. “Os alimentos funcionais têm o intuito de suprir a demanda relacionada à preocupação com a melhora na saúde, bem-estar e longevidade dos pets. Dentre os ingredientes funcionais mais utilizados pela indústria, destacam-se os prebióticos e os probióticos”.
O uso de probióticos e prebióticos tem por finalidade modular a microbiota intestinal, reduzindo o risco de enfermidades ligadas às bactérias patogênicas, como inflamações intestinais e diarreias. Estes ingredientes favorecem a produção de ácidos graxos de cadeia curta, benéficos para a saúde geral dos pets e a redução de compostos putrefativos, que são responsáveis pelo aumento da produção de gases e odor das fezes, além de recuperar a microbiota intestinal após tratamentos com antibióticos.
Os prebióticos são ingredientes não digeríveis que afetam de forma positiva o hospedeiro ao modularem a microbiota benéfica presente no organismo animal. “Ao serem seletivamente fermentados pelas boas bactérias, como lactobacillus e bifidobactérias, decorre a produção de ácidos graxos de cadeia curta levando à acidificação do meio, tornando o trato gastrointestinal um ambiente desfavorável ao crescimento de bactérias patogênicas como Salmonella sp. e Escherichia colli”, detalha Verônica.
Já os microrganismos vivos, que são os probióticos, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro. “Trata-se de substâncias inativadas que agem como suplemento de energia para as bactérias benéficas, melhorando ou restaurando o balanço microbiano intestinal, podendo conduzir ao antagonismo de patógenos potenciais e a regulação positiva da resposta imune”, completa.
Soluções sem antibióticos para um mercado mais exigente
A mudança do comportamento entre os tutores, “novos pais”, e pets estabeleceu um contato mais humanizado de relacionamento e que fomentou o mercado. Com o crescimento no consumo de produtos para animais de companhia e a preocupação dos proprietários, os investimentos destinados a esse nicho impulsionou o desenvolvimento de novas soluções.
“A indústria de alimentos pet cada vez mais utiliza fontes variadas de fibras na formulação de dietas para cães e gatos com os mais diversos intuitos, seja atuar junto à consistência das fezes, prevenir a constipação intestinal, estimular a recuperação ou manutenção da eubiose intestinal, agir com o controle glicêmico em animais saudáveis e em situações de doenças como diabetes mellitus”, explica Verônica.
Deste modo, a Yes, empresa que desenvolve soluções biotecnológicas para uma nutrição animal eficaz, segura e sustentável, mantém o seu compromisso em desenvolver soluções biotecnológicas que atendem a nova demanda de uma nutrição animal saudável, atuando no mercado pet food com alternativas tecnológicas seguras, visando, além da nutrição, promover a saúde e o bem-estar dos animais de companhia.
A empresa está bem preparada para essa demanda com uma linha completa de moduladores de microbiota desenvolvida com o objetivo de promover a eubiose intestinal dos animais. “São aditivos produzidos a partir de matéria-prima livre de antibióticos, atributo garantido por meio de um rígido monitoramento de todas as etapas do processo produtivo, desde o cultivo da matéria-prima até o produto final. Tudo isso com o intuito de assegurar a padronização e a performance das soluções da Yes, por meio do uso de tecnologia de última geração com laboratórios, fábrica piloto para o desenvolvimento de produtos, análises bromatológicas e equipe qualificada”, detalha a coordenadora.
Dentre as soluções oferecidas pela empresa, se destaca o YES-FOS, um aditivo prebiótico modulador da microbiota intestinal, composto por frutooligossacarídeos (FOS) de cadeia curta, principalmente, GF 2 , GF 3 , GF 4 e GF 5 e Saccharomyces cerevisiae, obtido através do processo de biotransformação microbiana da sucrose. O FOS apresenta comprovada atuação benéfica junto ao sistema gastrointestinal ao estimular seletivamente o crescimento de bactérias bifidogênicas, com maior especificidade aos lactobacilus, melhorando a resistência à infecção por patógenos.
Outro produto é o YES-GOS, um aditivo prebiótico bifidogênico composto em sua maioria por galactooligossacarídeos (GOS) e Saccharomyces cerevisiae. “Os galactooligossacarídeos são um dos prebióticos mais reconhecidos na comunidade científica, devido à comprovada ação bifidogênica e atuação benéfica no sistema gastrointestinal, com maior especificidade pelas bifidobactérias. Atuam estimulando seletivamente o crescimento de bactérias benéficas e melhorando a resistência a infecção por patógenos, principalmente Salmonella sp. Além disso, possuem a característica de ser um ingrediente altamente palatável”, explica.
Vale ressaltar que tanto os probióticos quanto os prebióticos não são considerados remédios: são substâncias que atuam com fins de complemento e profilaxia. “No entanto, estudos apontam que o uso contínuo destes aditivos gera maiores resultados na qualidade de vida e resposta imunológica do animal, sendo indicados para qualquer fase de vida dos pets”, finaliza Verônica.
Este post é uma contribuição da assessoria da Yes para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.