Novos caminhos para a moda: sob medida
Muito tem se discutido sobre a moda do futuro e principalmente o que esperar dela no mundo pós Covid 19. Silvia Fendi, que comanda uma das grifes mais poderosas do mundo, a Fendi, profetizou: sob medida. Em conversa com o Business of Fashion, site referência para todos que trabalham no setor, a poderosa italiana disse que o caminho é cada vez mais entregar moda personalizada, um serviço que é também sustentável. Em suas palavras, “uma couture acessível”. A entrevista completa está aqui: https://www.businessoffashion.com/articles/podcasts/the-bof-podcast-silvia-venturini-fendi-will-surprise-you
Na moda, nada é mais luxuoso do que uma roupa feita sob medida, costurada a perfeição para o seu corpo. Mas engana-se quem de cara já associa luxo a preços exorbitantes, uma nova geração de estilistas mineiros esta aí para provar que a moda pode ser democrática até quando feita sob medida. Este é um movimento que vai te encontro aos anseios de um público que valoriza cada vez mais o trabalho único e local e está se rebelando contra a produção em massa de roupas, que promove desperdício, prejudica o meio ambiente e ainda emprega trabalhadores em condições duvidosas.
Fabio Costa, estilista da NotEqual, marca mineira que apresenta suas coleções na Casa de Criadores em SP é um dos que tem atelier aberto para quem quer uma peça desenvolvida com exclusividade. “Podemos fazer de duas formas, uma encomenda dentro do nosso catálogo ou totalmente sob medida, como criar um modelo a partir de uma demanda especifica”, conta ele.
Também trabalha dessa forma o estilista Virgílio Andrade, da marca Virgilio Couture. Uma de suas clientes, é a maquiadora Karin Lasmar, que o chamou para desenvolver um look para um casamento no campo. O processo começou a partir de um top babado de oncinha feito em alfaiataria pela marca. Ele foi escolhido por ela e o estilista precisou desenvolver uma saia para que o look ficasse de acordo com a ocasião.
“Sugeri uma saia sereia com fenda e uma basqui, que sairia da cintura e fosse em direção a fenda, para termos algo com movimento e leve. Usamos o crepe e para darmos um efeito 3d na estampa sobrepus o tule estampado com um certo brilho para dar o ar festa”, explica Virgílio. “Na primeira prova a Karin já amou”. A saia ainda ganhou uma camada de crinol, muito utilizado em vestido de noiva para dar mais volume, sem perder a transparência e a leveza. Um luxo, não?
É preciso salientar que as peças sob medida não são apenas para momentos especiais, calças, camisas e vestidos para o dia a dia também fazem parte da oferta de produtos.
Este post é uma contribuição da assessoria Fendi para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas