Mitos e verdades sobre as varizes
Elas são apenas um problema estético ou podem ser um perigo pra saúde? Alguns hábitos de rotina podem minimizar os efeitos da genética de quem tem propensão a varizes? Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular da capital paulista, explica as diferenças e as principais dúvidas quando o assunto é varizes.
Leia também:
Conheça as cinco doenças mais comuns no sexo feminino
Pilates previne em até 25% problemas cardíacos
Sol: de vilão a mocinho
Depilação
Não há nenhuma evidência científica que comprove a relação da depilação com o aparecimento de varizes. A depilação com cera, seja quente ou fria, é feita superficialmente e por isso não consegue atingir veias que ficam localizados abaixo da hipoderme.
Varizes e trombose
Se a circulação do sangue ficar muito prejudicada por conta das varizes existe um risco de formação de coágulos que podem levar à tromboflebite superficial e até a Trombose Venosa Profunda (TVP).
Varizes e vasinhos
Os popularmente chamados de “vasinhos” são vasos capilares da pele que se dilatam e ficam aparentes na pele bem fininhos, como se fossem fios de cabelo. Apesar de não se transformarem em varizes – por estarem em planos diferentes – e não causarem dor, são um incômodo estético que pode ser eliminado.
Alimentação
Uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção do peso adequado, e isso diminui as chances de desenvolvimento das varizes, mas não é a salvação para o problema.
Este post é uma contribuição da assessoria da Dr. Caio Focássio para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.