Já é possível prolongar a juventude?
Médico nutrólogo Adriano Faustino, especialista em medicina integrativa, explica o que é possível fazer para se manter jovem e bem-disposto por mais tempo
Envelhecer é o processo natural de todo ser vivo. No entanto, prolongar a juventude é uma tentativa que vem movimentando a ciência há muito tempo. Nos últimos 10 mil anos, até o século XIX, a expectativa de vida variava entre 20 e 30 anos. Mas, foram nos últimos 150 anos que essa realidade mudou radicalmente, elevando a expectativa de vida para 68 anos. Até 2025, esse número passará para 75. Há quem diga que a primeira pessoa que viverá 200 anos já nasceu. O processo pelo qual esse salto aconteceu está associado a diversos fatores, que incluem nutrição e avanços significativos em prevenção e tratamentos.
Alguns fatores ligados ao estilo de vida podem contribuir para acelerar o envelhecimento e a queda de imunidade do corpo como sono irregular, estresse, fumo, má alimentação e poluição. Entretanto, apesar disso, fato é que o envelhecimento faz parte da vida e é inevitável ao longo dos anos. “Após os 30 anos, a taxa de alguns hormônios importantes tende a cair como o GH, responsável pela queima de gordura e manutenção da massa muscular. Nos homens, a testosterona, que atua na saúde cardiovascular, disposição, energia e libido apresenta redução e, nas mulheres, a falta do estrogênio suficiente reduz o brilho da pele, aumenta o peso e provoca queda e ressecamento dos cabelos, por exemplo. Os antioxidantes também seguem essa tendência de redução nas quantidades, a exemplo das vitaminas C, D, E, magnésio, selênio, entre outros”, explica Faustino.
O envelhecimento acontece justamente por causa desse desgaste corporal. “Parar de envelhecer é impossível, mas, com os tratamentos adequados para cada tipo de pessoa, é possível retardar esse processo, a ponto de a idade biológica da pessoa ser menor que a idade cronológica”, explica Faustino. O médico esclarece que, a partir dos exames que irão detectar as deficiências corporais de cada paciente, é feita a reposição desses déficits, o que irá fortalecer o sistema imunológico e retardar o envelhecimento das células. “O rejuvenescimento vai muito além do combate às linhas de expressão, rugas e calvície. É importante cuidar do funcionamento do corpo, porque isso vai se refletir no exterior do paciente e na qualidade de vida. Mas, também podem ser feitos tratamentos estéticos para rejuvenescimento como a reposição de fatores de crescimento para estimular a síntese de colágeno que, em muitos casos, ajudam a levantar a autoestima do paciente”, finaliza.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico para identificar o tratamento adequado depende de uma consulta a um médico especialista. Geralmente, essa consulta inicial é seguida por uma longa conversa, momento em que o profissional vai identificar as maiores queixas e necessidades do paciente. Segundo Adriano Faustino, é importante que a primeira consulta seja bem completa para que ele possa conversar com o paciente para conhecê-lo melhor e saber quais as suas queixas e necessidades. Depois disso, vários exames laboratoriais são feitos para a medição do nível de nutrientes, antioxidantes e hormônios. “A partir desse diagnóstico, é possível finalmente formular um tratamento personalizado para o paciente. As deficiências corporais serão repostas e combinadas com uma alimentação saudável e exercícios físicos. Os resultados não aparecem de uma hora para a outra, porque cuidar da saúde e retardar o envelhecimento são processos graduais e constantes, tendo em vista que nosso corpo está sempre em transformação”, explica o nutrólogo.
Foto: Adriano Faustino – Medicina e Qualidade de Vida
Este post é uma contribuição da Assessoria Elo para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas