Imagem de Squirrel_photos por Pixabay
A saúde agradece
Empresas oferecem produtos específicos para quem sofre de intolerância alimentar
De famosos a colegas de trabalho, é cada dia mais comum ouvir relatos de alguém que descobriu possuir algum tipo de intolerância alimentar. Apesar dos cuidados necessários, a evolução da indústria faz com a vida dessas pessoas seja mais tranquila.
Leia também:
- Como diferenciar intolerância e alergia alimentar
- Produtos “sem lactose” pode causar irritação ao seu intestino
- Alergia alimentar e os impactos psicológicos
O primeiro passo é fazer bio-ressonância para conhecer os alimentos aos quais se é intolerante. Lucília Oliveira, nutricionista da academia Bodytech, explica que a condição está ligada ao processo enzimático responsável pela absorção dos nutrientes dos alimentos. “As mais comuns são a fenilcetonúria, caracterizada pela ausência de uma enzima que participa da eliminação da fenilalanina, um aminoácido essencial, a doença celíaca, que é a intolerância permanente ao glúten, proteína presente no trigo, malte, cevada, aveia e centeio, e a intolerância à lactose”, explica.
A jornalista Mábila Soares notou que há cerca de um ano e meio constantemente sua barriga doía, ficava inchada e diarréias eram recorrentes. Ela consultou uma nutricionista e por indicação da profissional fez o teste de ficar uma semana sem lactose. No terceiro dia notou que os sintomas já haviam sumido.
Hoje, Mábila leva uma dieta livre da substância. “Atualmente os produtos sem lactose são mais acessíveis quanto ao preço e disponibilidade no mercado. Isso facilita muito no dia a dia”, afirma.
Especializada em suplementos alimentares, a LifeStyle oferece itens 100% orgânicos ou específicos para diabéticos e veganos, produtos para celíacos e intolerantes. Bons exemplos são o cookie de tapioca que não leva glúten, lactose, proteína de leite, soja, ovo, açúcar e gordura trans e o macarrão de mandioca, igualmente sem glúten, lactose e sódio e que tem a metade da quantidade de carboidratos presentes em um macarrão integral.
Outro produto que anda fazendo sucesso é o bolo My Cake Funcional. Sebastian Campos, sócio da LifeStyle, conta que o motivo da procura é o aspecto e sabor de bolo da vovó. “É um produto sem lactose, glúten e açúcar de cana, mas que tem aquele gostinho de feito em casa. Assim devem ser a alimentação para os intolerantes, apetitosa e sem sofrimento”, diz.
Este post é uma contribuição da Benedita Comunicação para o Portal BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas