Dicas valiosas de conservação da casa para quem tem cãezinhos de estimação
Como preparar a casa para um novo membro que morde tudo o que vê à sua frente?
De acordo com recente pesquisa do IBGE, cerca de 44% dos domicílios têm cães, o que equivale a 52 milhões de animais, enquanto que o país tem cerca de 45 milhões de crianças. Diante destes dados, é preciso que os inúmeros donos de pets saibam como melhor cuidar de seu cão e do seu imóvel, para evitar dores de cabeça com os perigos domésticos.
A Coldwell Banker, rede norte-americana, líder em vendas de lares no mundo, e presente no Brasil desde 2012, elaborou uma listagem com os principais cuidados para quem quer manter seu imóvel tão bem cuidado quanto seu bichinho de estimação. A exemplo do que acontece com quem tem crianças pequenas, é importante manter o animal longe de possíveis armadilhas.
Confira algumas dicas:
Cozinhas e banheiros
Instale fechos em armários, especialmente os mais baixos, para que não consigam abri-los.
Coloque tudo o que seu animal possa alcançar – remédios, produtos de limpeza – em lugares mais altos.
Utilize lixeiras com tampas, que não possam ser facilmente abertas
Mantenha alimentos fora do alcance
Sala de estar
Esconda fios e cabos de equipamentos eletrônicos, tais como TV, DVDs e consoles de jogos, para evitar que os animais levem choques ou estraguem os mesmos.
Esconda qualquer objeto pequeno que seu cãozinho possa mastigar e quebrar.
Mude plantas de lugar para que fiquem fora de alcance.
Arrume um lugar confortável para ele, que pode ser uma almofada ou uma caminha especial.
Tenha sempre por perto materiais de limpeza para bagunças e sujeiras feitas em locais errados da casa, especialmente nos primeiros meses do animal.
Quarto
Coloque roupas e sapatos dentro dos armários fechados, para que seu “pet” não consiga pegá-los.
Mantenha cosméticos e medicamentos dentro de gavetas.
Quintal ou Varanda
Mantenha seu animal longe da piscina, para evitar que se afogue.
Cheque se o muro ou portão possuem espaço suficiente para que ele consiga escapar. O melhor é sempre verificar buracos e arestas e diminuir as possibilidades de fuga.
Determine uma área do quintal para que sirva de banheiro para o seu cão. Esta disciplina ajuda a manter o restante do quintal e jardins limpos e sem surpresas desagradáveis.
Outras áreas que se deve levar em conta
Janelas
Evite cordas de cortinas e persianas muito longas, para que seu cachorro não se enforque com elas.
Paredes
Prefira tintas laváveis nas paredes.
Papeis de parede laváveis também são boas opções enquanto seu cão está em treinamento.
Pisos
Tapetes são mais fáceis de lavar do que carpetes. Caso sua casa seja acarpetada, tenha um produto para eliminar urina e cheiro de fezes do animal.
Telhas e pisos escorregadios podem acarretar acidentes ao animal. Tenha isso em mente ao decider o local onde o animal vai permancer por longo tempo.
Tenha certeza que seu piso de madeira esteja bem selado entre as tábuas, para evitar que seus animais se machuquem entre seus espaços.
Este post é uma contribuição da Texto & Imagem para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.