Dicas para garantir o bem estar dos pets durante as altas temperaturas
Água fresca, vacinas em dia, e pelos escovados estão entre as recomendações
Muitas pessoas não sabem, mas os cães não possuem glândulas de suor e com isso a sensação térmica deles é muito maior. A troca de calor deles é feita pela boca, deixando o ar fresco entrar e com isso a temperatura do corpo baixar.
Para facilitar o dia a dia dos tutores e garantir o bem estar animal, a psicóloga canina especializada em comportamento animal da BitCão, Cláudia Pizzolatto, dá algumas dicas para que os pets possam aproveitar as altas temperaturas sem riscos para a saúde.
“É importante ter em mente, que o cão sente muito mais calor que os humanos. Se muitas vezes para nós chega a ser incontrolável, para eles isso chega a ser 2 vezes mais. Principalmente os cães branquicefálicos, que possuem o focinho achatado como os buldogues, pugs, boxer,entre outros”, afirma a especialista, Cláudia Pizzolatto.
Leia também:
Dicas para praticar atividades físicas com o pet
Você sabe se o seu cão está insatisfeito com a ração?
Seis dicas para cuidar do seu pet no verão
Algumas dicas favorecem o convívio dos animais de estimação com o calor:
Vasilha cheia de água fresca, sempre. Nesta época do ano é importante ter certeza de que seu cachorro tem bastante água e renovar é importante para mantê-la fresca. Se você vai passar o dia todo fora coloque mais de uma vasilha com água espalhada pela casa. Se o seu cachorro fica do lado de fora da casa, certifique-se de que o prato de água está sempre na sombra. Lembre-se: no verão o sol percorre uma trajetória diferente da do inverno, verifique bem onde baterá o sol. É comercializado no Brasil, através do e-commerce www.bitcao.com.br o Bebedouro Refrescante, que mantém a água fresca por até 10 horas e não utiliza a eletricidade. O produto é ideal para os pets que passam muito tempo sozinhos, é fácil de limpar e ideal para as altas temperaturas.
Cuidado extra com a ração, pois com a temperatura ambiente muito alta elas se estragam mais rapidamente. Para cachorros que fazem alimentação natural ou de lata, é preciso que a comida esteja bem refrigerada enquanto não for servida. Se o seu cachorro só come ração seca mantenha ela guardada em local fresco, seco e ventilado. Você pode optar por fechos de ração para não se preocupar com a umidade.
Crie o hábito de servir a alimentação do pet, ao invés de deixá-la o dia todo no comedouro. Trinta minutos é tempo mais do que suficiente para que seu cachorro possa comer com calma. Depois deste período de tempo, retire a comida que sobrou. Se for comida de panela ou de lata, não misture com o resto que estava na geladeira. Se for ração seca, cheque primeiro para ver se a ração restante não está úmida ou com babas. Caso esteja, a recomendação é descartar, pois ração molhada pode fermentar e deixar o seu cachorro doente.
Penteado em dia – Cães com uma pelagem longa e densa sofrem bastante no verão. Manter esse pelo bem escovado, remover os velhos e o excesso de subpelo ajuda a refrescar quando bate uma brisa. Tenha cuidado com o hábito de raspar o pelo do seu cão muito próximo da pele, uma vez que o pelo é um importante protetor solar.
Este post é uma contribuição da assessoria da Bitcão para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.