Cistos Mamários acometem 10 em cada 100 mulheres entre 35 e 50 anos de idade
O mês de Outubro esta se aproximando, conhecido como “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo, o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Diante disso é imprescindível fomentar informações esclarecedoras que conscientizem as pessoas sobre a importância da prevenção pelo diagnóstico precoce e outras dúvidas que se tem sobre o tema.
Leia também:
Mito: faz mal dormir com sutiã
Conheça as cinco doenças mais comuns no sexo feminino
Como evitar as estrias
A Dra. Marcela Freitas mastologista (especialidade médica que estuda as doenças da mama) da Clinica MEDPRIMUS esclarece o que são cistos mamários:
Nódulos de aparecimento súbito, contornos regulares, palpáveis, móveis e dolorosos são características dos chamados cistos mamários, entidade benigna que acomete cerca de 10 em cada 100 mulheres entre os 35 e 50 anos.
Acredita-se que a causa de seu aparecimento seja de influência hormonal, ocasionando uma obstrução nos ductos mamários e uma dilatação gradual destes mesmos, formando os cistos. Dra. Marcela Freitas explica que a maioria dos cistos são os chamados Simples, apresentando-se preenchidos por líquido claro, esverdeado, acastanhado ou amarelado; podem ser múltiplos e bilaterais, e o diagnóstico inicial é feito através da Ultrassonografia.
A conduta frente ao cisto simples mamário é o acompanhamento através dos exames de rotina, não sendo necessário o seguimento em intervalo menor do que o preconizado para o rastreamento – salvo quando se trata de cistos complexos ou complicados, que necessitam de exames e procedimentos adicionais. “Quando o cisto é sintomático, grande ou doloroso, pode-se realizar a punção do mesmo, aliviando o quadro, mas esta não é mandatória. Também não há medicamentos que façam os cistos desaparecerem.” Completa Dra. Marcela.
Quando qualquer nódulo for palpado na mama, é imprescindível o exame clínico pelo especialista.
Este post é uma contribuição da assessoria da Medprimus para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.