Disfunções da articulação temporomandibular (ATM) atingem cerca de 30% da população mundial
O bruxismo, a mais comum delas, ganha tratamento alternativo e inovador: o botox
Cerca de 30% da população mundial sofre com algum tipo de disfunção da articulação temporomandibular (ATM), segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A mais comum delas é o bruxismo, que no Brasil já atinge uma média de 20 a cada 100 pessoas.
O bruxismo consiste no hábito inconsciente de ranger os dentes durante o dia e, principalmente, à noite. A disfunção acontece quando os dentes entram em contato de maneira forçada, quer esse contato seja silencioso ou produza sons, especialmente durante o sono.
Leia também:
Botox: Tudo o que você quer saber sobre ele
Uso do botox para correção estética no nariz já é realidade
Aparelho que equivale à lipoaspiração é novidade na dermatologia; conheça
“As causas podem ser desde ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão, até o alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores (má oclusão) e outros problemas do sono, como a apneia, por exemplo”, explica a cirurgiã dentista Regina Bregalda.
Para a especialista, nicotina do cigarro, álcool, cafeína e drogas também podem aumentar o risco de bruxismo.
Os danos mais comuns à saúde bucal gerados pela disfunção são: desgaste do esmalte dentário e até mesmo da dentina; quebra dos dentes e próteses; sensibilidade dentinária; dor e mobilidade dos dentes; dor facial devido à força com que os músculos maxilares são pressionados; dor de cabeça, entre outros.
Tratamento
O método mais conhecido e até então mais utilizado para tratar o bruxismo é a utilização de placas estabilizadoras de resina, para proteger os dentes e demais componentes do sistema mastigatório. Mas para a maioria das pessoas elas são consideradas desconfortáveis, atrapalham o sono, provocam salivação excessiva e até mau hálito. Essa é uma das razões pela qual o botox vem ganhando força como terapia alternativa e inovadora no combate à doença. O uso da toxina botulínica (botox) em determinados pontos do músculo masseter, que possui um papel muito importante na mastigação, faz com que os problemas relacionados ao bruxismo desapareçam depois de cerca de cinco dias. A possibilidade e o tempo de uma nova aplicação, dependerá da severidade dos sintomas de cada paciente.
A toxina botulínica ganhou fama nos tratamentos estéticos por retardar o surgimento de marcas de expressão, mas tem conquistado espaço para diminuir dores provenientes do apertamento dentário, aliviando as dores de cabeça e relaxando os músculos da face. Além do uso para o tratamento dos sintomas do bruxismo, ela é usada para deixar o sorriso mais bonito, sobretudo quando a gengiva aparece mais do que deveria (sorriso gengival).
Dra. Regina Bregalda é Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós-graduada em Prótese Dentária pelo Instituto de Estudos da Saúde & Gestão Sérgio Feitosa (IES), Especialista em Implantodontia pelo Grupo de Apoio à Pesquisa Odontológica na Faculdades Unidas do Norte de Minas (GAPO/Funorte), Pós-graduada em Cirurgia Avançada, também pela Funorte, Pós-graduada em Bioplastia, Plástica Gengival e Estética Global do Sorriso pelo Instituto de Biologia Oral (IBO).
Este post é uma contribuição da Arrojada Comunicação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar ODONTOLOGIA em Belo Horizonte