Bloqueio do Ciclo Menstrual Mitos e Verdades
Hoje, muitas mulheres estão optando por interromper a menstruação. Segundo um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista, 32,5% das mulheres gostariam de nunca mais menstruar e 40% sonham com uma simples trégua, ficando mais de um mês sem passar pelo ciclo. Essa não é uma tendência exatamente nova, mas agora a mulher se sente com mais liberdade de escolha.
Leia também:
Exames de rotina importantes, que toda mulher deve fazer
Cistos Mamários acometem 10 em cada 100 mulheres entre 35 e 50 anos de idade
Conheça as cinco doenças mais comuns no sexo feminino
Dra. Elizabeth Trezza ginecologista e obstetra cita que os principais métodos para interromper o ciclo menstrual são: anticoncepcional oral – combinado contínuo ( a pílula tradicional, sem pausas); anticoncepcional oral a base de progesterona também contínuo; anticoncepcional injetável trimestral; Diu com progesterona e o implante subcutâneo de progesterona. A especialista elencou alguns mitos e verdades sobre o bloqueio do ciclo:
1- Bloquear o ciclo aumenta chances de se ter um câncer de ovário ou de endométrio
Mito: alguns estudos comprovam que a suspensão da menstruação diminui os riscos de câncer de ovário e endométrio.
2- Ao decidir retomar o ciclo, as chances de engravidar são menores
Mito:Os anticoncepcionais não reduzem a fertilidade. No entanto, a fertilidade declina com a idade, especialmente após os 35 anos.
3- A menstruação pode ser prejudicial a saúde. Mito ou verdade?
Depende: Segundo a médica para algumas mulheres a menstruação não é apenas um desconforto e pode agravar algumas doenças como anemia ou endometriose. À menstruação normal, em uma mulher saudável, não é prejudicial à saúde. No entanto, é necessário individualizar cada caso, avaliar se a mulher pode estar sendo prejudicada de alguma forma pela menstruação.
4- O Tratamento para interromper a menstruação é hormonal
Verdade. Apenas através da indução hormonal é possível suprimir a menstruação.
5- Os tratamentos hormonais garantem ausência total de sangramento
Mito: Nem sempre é possível obter a ausência total de sangramento. “Com qualquer um dos métodos, o corpo da mulher irá passar por um período de adaptação ao hormônio administrado. Nesse período ela pode apresentar diversos efeitos colaterais, como cefaleia, náuseas ou metrorragia, mais conhecida como spotting ou sangramento de escape. A grande maioria desses efeitos colaterais melhora após aproximadamente 3 meses do uso do método escolhido.” Explica Dra. Elizabeth Trezza.
Este post é uma contribuição da assessoria da Dra. Elizabeth Trezza para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.