Aulas de luta para deixar o corpo em forma
Engana-se quem pensa que aulas de boxe, MMA e muay thai sejam frequentadas, exclusivamente, por homens. Cada vez mais, mulheres de várias idades procuram as academias para praticar lutas em busca do corpo perfeito. Algumas destas atividades chegam a consumir até 800 calorias.
De acordo com Igor Ravaiani – coordenador da musculação e lutas da Bodytech Savassi, elas só precisam ter um cuidado especial para se proteger adequadamente. “Alguns procedimentos são básicos para as mulheres praticantes de lutas. Antes de se iniciar o treino é preciso remover todos os anéis, alianças, colares, brincos e acessórios. Os cabelos deverão estar presos e as unhas aparadas. Esses procedimentos são fundamentais para a segurança das praticantes”, afirma.
As aulas de boxe trabalham muita movimentação, o que favorece muito os músculos superiores. Outro ponto são as vantagens para a região da barriga, pois trabalha muito o abdômen. E os benefícios não param por aí: a luta gasta aproximadamente 800 calorias por hora de treino.
O muay thai já começa agitado. O aquecimento envolve polichinelos, corda e saltos, o que por si só já garante um bom gasto calórico. Durante o enfrentamento é delimitado um círculo de ação para cada combatente.
Exclusividade
Para quem quer praticar um circuito de atividades com movimentos básicos do MMA sem contato algum com o adversário, a Bodytech trouxe uma grande novidade para a unidade da Savassi, em Belo Horizonte: o Kiai Express.
A modalidade conta com um sistema inovador, sem risco de acidentes e contato físico com o oponente. Durante o treino, o aluno realiza movimentos de boxe, judô, tae-kwon-do, jiu-jitsu, muay thai, karatê e capoeira mesclando exercícios aeróbicos, de força, resistência muscular e cardiorrespiratório. Cada uma das estações tem duração de 30 segundos, marcados pelo toque de um gongo, com acompanhamento de música.
Com três níveis de treinamento – iniciante, intermediário e avançado – o Kiai Express é uma forma de condicionamento físico ideal para o corpo e o bem estar e pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e sexo.
Nutrição
A alimentação adequada é uma grande aliada para o sucesso de lutadores durante treinos e competições. A nutrição melhora o desempenho, incrementa os depósitos de energia, reduz o cansaço, previne contra lesões e mantém a saúde geral do atleta.
Por ser um exercício de alta intensidade, a maior parte das lutas conta principalmente com o metabolismo anaeróbio, em que as principais fontes de energia são a creatina e os carboidratos (glicose). Portanto, a alimentação antes do treino deve conter uma quantidade suficiente de carboidratos para fornecer energia e evitar que o corpo utilize aminoácidos musculares, o que causaria perda de massa muscular, queda no rendimento e aumento do risco de lesões.
De acordo com Carolina Sartori, nutricionista consultora da Bodytech, logo após o treino deve-se consumir proteína de alto valor biológico como: carnes magras, ovos, leite e derivados, ou na forma de suplementos (whey protein, albumina, aminoácidos líquidos, entre outros), juntamente com carboidratos para garantir a recuperação muscular. “É importante salientar que hidratação adequada, além de vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais, também são indispensáveis para o rendimento físico e a recuperação muscular, estando presentes em frutas, legumes, verduras, castanhas, nozes e amêndoas”, afirma a nutricionista.
Este post é uma contribuição da assessoria da Bodytech para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso alguma imagem postada aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.