Atividade Física é fator determinante para a longevidade
Exercícios previnem doenças cardiovasculares e respiratórias, diabetes, osteoporose, colesterol alto e dores articulares
No Brasil, o número de idosos com 80 anos ou mais pode passar de 19 milhões em 2060, um crescimento de mais de 27 vezes em relação a 1980, quando o País tinha menos de 1 milhão de pessoas nessa faixa etária. Em 2016, foram contabilizados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 3.458.279 de idosos com mais de 80 anos.
Isso porque a expectativa de vida para os brasileiros hoje é de 74,9 anos. Mas, para se chegar a essa idade com saúde, é fundamental manter, além de uma alimentação saudável, a prática de atividade físicas, revela a profissional de educação física e especialista em saúde da mulher, Grazielle dos Santos. ‘’Quando propomos que nossos pais, avós, tios incorporem na sua vida um programa de atividade física, estamos plantando a semente da longevidade e qualidade de vida. Antes tarde do que nunca. Por anos, as gerações se preocupavam com o trabalho, o aumento da renda para trazer conforto para suas famílias. Mas para que nossas famílias vivam com mais saúde devemos nos ater a este fato’’.
Leia também:
Terceira idade com saúde: conheça algumas dicas valiosas para viver bem
Frio e chuva podem contribuir com casos de queda entre idosos
A funcionalidade da fisioterapia domiciliar para o idoso – Por Marcelo Santos
Os objetivos que se definem para um idoso ao aderir a um programa de exercícios é a manutenção da saúde, a prevenção de doenças, a melhora nas AVD´s (atividades da vida diária). ‘’A nossa intenção é cuidar do fortalecimento muscular, da flexibilidade, do controle das doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, colesterol alto, doenças cardiorrespiratórias e dores articulares que são comuns com o envelhecimento do indivíduo’’, explica a fisioterapeuta e doutora em saúde da mulher Vitória Goulart.
Com a liberação médica e um bom estado físico o idoso pode realizar qualquer atividade física e até mesmo diversos esportes, desde uma simples caminhada, bicicleta e natação, até musculação e alongamento O importante, segundo Grazielle dos Santos, é que as pessoas escolham a atividade que lhes dê algum prazer. ‘’Um ambiente de grupo, por exemplo, pode proporcionar um reforço social. Devemos também escolher alguma atividade que promova o bem-estar físico e mental, além da manutenção da saúde’’.
As intensidades dos exercícios e a freqüência devem ser estabelecidas de acordo com o estado físico e os objetivos a serem alcançados com essa prática. Segundo o Colégio Americano de Ciências do Esporte, a prática de exercícios deve ser diária, começando com baixas intensidades e divididos em treinamentos aeróbios e de resistência muscular. Podem ser realizados de 3 a 4X por semana e ter duração máxima de 60 minutos. A fisioterapeuta Vitória Goulart conta que ‘’se o indivíduo não conseguir realizar esse treinamento de forma intermitente, ele pode ser realizado em tempos mínimos de 10 minutos ao longo do dia.’’
Este post é uma contribuição da assessoria da Projeto Mães em Movimento para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas