Atividade física deve ser mantida também no outono
A prática regular evita problemas comuns em temperaturas mais baixas, como lombalgias, hérnia de disco, artrite e artrose
O outono é uma estação que tem por características dias curtos e noites longas, queda da temperatura e umidade mais baixa. É também marcado por um alto índice de desistência ou desestímulo por parte das pessoas em relação à prática de atividades físicas. Com o término do verão e das temporadas de praia e piscina, é normal que muitos abandonem seus treinos e voltem ao sedentarismo. ‘’Esse é um grande erro e infelizmente muito comum. A persistência é essencial para manter os resultados garantidos com o treinamento e uma boa saúde física, mental e cardiovascular. É muito importante dizer que com a chegada do frio o corpo tem uma predisposição para alguns problemas musculares, como lombalgias, hérnia de disco, artrite e artrose, que podem ser evitadas com a prática de atividade física’’, explica a fisioterapeuta Vitória Goulart, doutora em saúde da mulher e fundadora do Projeto Mães em Movimento.
Leia também:
Dicas de como se preparar para participar de uma corrida
O papel da fisioterapia na prevenção de lesões
Core Training: uma nova forma de malhar o abdômen
Os benefícios alcançados pela prática de exercícios físicos são muitos. Segundo um estudo publicado na revista Mental Health and Physical Activity, pessoas que estão habituadas a praticar 150 minutos de atividade por semana conseguem dormir melhor, manter o sono mais equilibrado, e até ficam mais alertas no decorrer do dia, em comparação com as outras que praticam pouco ou nenhum exercício físico.
Mas, de acordo com a profissional de educação física, Grazielle dos Santos, especialista em saúde da mulher e membro do Projeto Mães em Movimento, a nova estação exige cuidados específicos na hora de se exercitar e este momento é uma boa oportunidade para aproveitar o maior gasto calórico que se tem por causa das baixas temperaturas. ‘’Neste período, devemos ter mais atenção aos alongamentos e a fase preparatória para o início da atividade, já que a musculatura se encontra mais contraída, exigindo um melhor alongamento. Evitamos dessa maneira estiramentos musculares e lesões desnecessárias. Qualquer atividade deve ser iniciada de uma forma leve e no decorrer da sua execução aumentamos sua intensidade’’.
A hidratação também é muito importante e não pode ser esquecida. Apesar de suar menos no inverno e com uma umidade relativa do ar mais baixa, o ressecamento das vias aéreas é muito rápido, exigindo assim uma maior hidratação, que deve acontecer antes, durante e depois dos exercícios.
Este post é uma contribuição da assessoria do Projeto Mães em Movimento para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas