Imagem: Woman photo created by wavebreakmedia_micro – www.freepik.com
A ritidoplastia é um procedimento duradouro?
A ritidoplastia, também conhecida como lifting facial, é uma cirurgia plástica capaz de auxiliar na elevação da autoestima de mulheres e homens.
Através deste procedimento, é possível atenuar sinais de envelhecimentos visíveis em regiões como face e pescoço, tais como rugas, perda de tônus muscular, pele frouxa e depósitos de gordura, por exemplo.
Entretanto, existem 3 fatores primordiais que devem ser levados em consideração para realizar o procedimento:
1. O paciente deve recorrer a este procedimento com uma atitude mental positiva, aderindo a ritidoplastia por conta própria e não por pressão de terceiros;
2. A ritidoplastia é um procedimento indicado para pessoas com idade mais avançada, porque apenas corrige, mas não impede os sinais naturais de envelhecimento;
3. Os resultados da cirurgia podem auxiliar na autoestima do paciente, mas não são duradouros.
Por que os resultados de uma ritidoplastia não são duradouros?
O processo de envelhecimento do corpo é algo natural. A ritidoplastia tem como objetivo atenuar as mudanças que acometem a face e a pele com o processo de envelhecimento de cada um, mas não é capaz de impedir que eles aconteçam.
Com o tempo, naturalmente, a pele poderá exceder novamente, causando os mesmos desconfortos estéticos.
Entretanto, a duração de uma ritidoplastia apresenta um alto benefício em seu investimento, pois é um procedimento que pode durar alguns anos. Além disso, o procedimento pode ser feito novamente, desde que o cirurgião esteja de acordo.
Os resultados do procedimento também podem ser impulsionados quando o paciente tomar determinados cuidados, evitando o processo natural de envelhecimento! O que também é um ótimo hábito para se ter antes mesmo de realizar a ritidoplastia.
Pode vir a ser necessária uma nova ritidoplastia?
A ritidoplastia é uma ação segura se a intenção for o incremento estético. Ele de fato suaviza, ou elimina por completo, as rugas, harmoniza os traços faciais e devolve a simetria aos dois lados do rosto, por exemplo.
Mas, se os efeitos da operação, após anos, recuarem e a epiderme perder novamente o viço, tornando-se repleta de falhas, pode ser necessário realizar outra intervenção. E, provavelmente, os resultados obtidos serão bons — talvez até mesmo tão bons como os da primeira operação.
A pele é o maior órgão do corpo humano em extensão. É muito adaptável. Mas também é a mais exposta dentre as partes de nosso organismo. Uma boa plástica trará anos de beleza — mas não a eternidade. Uma nova operação, portanto, é perfeitamente plausível.
Quais cuidados podem tornar a ritidoplastia mais duradoura?
Alguns cuidados podem ser feitos pelo paciente durante o pós-operatório e que podem ser realizados após a recuperação do procedimento para que os efeitos da ritidoplastia perdurem ao máximo.
- Evitar exposição demasiada ao sol, especialmente após a intervenção. É recomendado a exposição solar apenas 30 dias após o procedimento, e sempre com o uso de protetores solares;
- Cremes hidratantes são proibidos até liberação médica, mas podem ser um grande aliado nos anos seguintes à ritidoplastia;
- A manutenção dos hábitos saudáveis, necessários para a realização de intervenções, é um ótimo aliado.
É importante que o paciente tenha conhecimento que qualquer procedimento pode perder a sua eficácia quando não são adotadas medidas que mantenham os bons resultados, não sendo uma particularidade da ritidoplastia.
Este post é uma contribuição WSI para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas