Dobradinha poderosa
A iluminação pode ressaltar o que as pedras naturais têm de melhor. A luz bem utilizada destaca os veios, as cores e todo o charme e beleza dessas pedras, valorizando ainda mais os projetos de interiores
Todo mundo sabe que as pedras naturais são elementos que conferem mais sofisticação e charme aos ambientes. Mas para que todos os ricos detalhes das pedras possam brilhar como protagonistas, a iluminação é essencial. A luz é responsável por destacar o que as rochas possuem de melhor e colocá-las em evidência.
“Pedras naturais em estado bruto, com bastante textura, não podem ficar mais belas senão com uma iluminação rasante uplight, ou seja, de cima para baixo, ou downlight, sobre paredes. Vários tipos de mármores naturais claros também aceitam iluminação inserida por trás da pedra, isso gera um efeito deslumbrante”, destaca a designer de interiores e artista plástica Analu Guimarães.
A diretora da marmoraria Baracho Pedras, Fátima Baracho, conta quais são as pedras mais valorizadas por meio da luz: “Os mármores cristalizados e o ônix ganham destaque e mais vida com uma boa iluminação. Os profissionais gostam e procuram esses materiais mais exóticos”.
Segundo ela, essas pedras são mais especificadas para ambientes internos, como paredes, bancadas e balcões. “Mas nada impede que sejam especificadas para a área externa ou de outra forma bem criativa, tornando o projeto mais moderno e arrojado”, opina Fátima.
Analu orienta quais são as lâmpadas mais indicadas para valorizar e exaltar a beleza das pedras naturais: “Pode-se utilizar as luzes dicroicas de LED para efeitos rasantes e até mesmo as lâmpadas fluorescentes para iluminação colocada atrás da pedra”.
Foto: Jomar Bragança
No projeto da arquiteta Berenice Penna, a luz deu um toque contemporâneo e deslumbrante à bancada feita de pedra ônix, da Baracho Pedras.
Foto: Jomar Bragança
Neste projeto assinado por Paola Camargo e Priscila Satler, os veios e a cor do mármore da Baracho Pedras foram valorizados pela iluminação
Foto: Divulgação
Neste jardim assinado pela designer AnaLu Guimarães, as pedras filetadas ganharam mais destaque por meio da iluminação
Este post é uma contribuição da Mão Dupla Comunicação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.