A ergonomia
*Beethoven de Ávila
Saudações leitoras e leitores. Estamos atualizando, estudando situações e possibilidades para a renovação dos nossos comentários aqui. Importantemente estamos em contato com atividades em academias, em centros de treinamento de diversas modalidades, com praticantes de várias modalidades de esportes, alunos de academias, de escolas, muitos atletas, praticantes diversos em várias idades e níveis de condicionamento, com acadêmicos e estudiosos da nossa ferramenta comum de trabalho o “movimento corporal humano”.
Para o uso desta ferramenta temos indicado cuidados e métodos bem abrangentes e interferentes. Temos abordado muitos aspectos fisiológicos gerais, de nutrição, organizacionais ou logísticos e até de ordem social ou pessoal. Novamente firmamos que queremos o sucesso e a saúde holística dos nossos leitores e leitoras, e por isso precisamos apresentar mais um termo central e determinante desse sucesso que pretendemos: a “ergonomia”. Muitos já ouviram o termo, souberam da sua importância e entendem a relevância da sua aplicação no nosso meio.
Leia também:
Treinos e Motivação – Beethoven de Ávila
O Treinamento Mental – Beethoven de Ávila
Combatendo a perda de massa magra – Beethoven de Ávila
Diretamente: precisamos adaptar todos os suportes, apoios, posicionamentos do corpo e dos segmentos corporais para que sejam mecanicamente saudáveis e evidentemente não causem desgastes nocivos a nossa saúde. Temos que cuidar para que todas atividades motoras do nosso corpo, durante todo o dia, sejam “não lesionantes”. Imagine que você faça toda ginástica e exercícios corretamente mas, sente-se sempre de forma inadequada e “desgastante”. Ou mesmo que passe suas noites de sono, bem torto ou mal posicionado. Que dirija e ou pilote seu carro sentado fora de um correto alinhamento. Que trabalhe em atividades mecanicamente extenuantes ou desgastantes do ponto de vista das posições do seu corpo (membros ou partes). Precisamos analisar como posicionamos nosso corpo e as partes dele. Precisamos entender e corrigirmos postura, movimentos e apoios que adotamos para o nosso corpo em todos momentos da vida.
Bebês, crianças, jovens, adultos e idosos diferentemente, podem fazer atividades físicas ergonomicamente saudáveis ou potencialmente lesionantes. Assim a cada idade e principalmente para cada nível de condicionamento ou treinamento, podemos ou conseguiremos fazer certas posições ou atividades. Só como comentário: não indicaríamos atividade de grande sobrecarga para uma criança e muito menos para um idoso.
Determinar posições e alcances para os movimentos das pessoas é essencial para se construir o bom e saudável controle dos gestos. Precisamos também lembrar que certos esportes e atividades passam a ser estressantes, como corridas intensas, ciclismo de alta performance e mesmo “ginásticas”. O controle da ergonomia deve se dar de forma que seja possível fazer atividades de preparação, bem como atividades de recuperação dos esforços, a fim de se obter condicionamento, performance e que não haja lesões ou patologias.
Resguardar a musculatura, o esqueleto e proteger a sanidade dos segmentos corporais de forma que seja possível realizar todas as tarefas com sucesso é a missão da ergonomia. Ela se aplica aos movimentos em si e também às posições do corpo para o descanso, sono e mesmo para se ficar sentado ou parado. Com tudo isso, os profissionais médicos, fisioterapeutas, professores de educação física devem interagir para estabelecer parâmetros ergonômicos corretos a serem respeitados em todas situações de uso do corpo e seus segmentos.
*Beethoven de Ávila é professor com licenciatura plena em Educação Física (UFMG 1987), especialista em Fisiologia do Exercício (1997) com atuação em esportes, escolas, musculação, spinning, ciclismo e personal trainer. Piloto competidor, treinador e assessor (consultor) em Mountain Bike.
Contatos: Whatsapp: (31) 99213-5989
e-mail: beefisics@ig.com.br
Este post é uma contribuição exclusiva do Personal Trainer Beethoven de Ávila para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas