Pré e pós-treino: o que comer?
A nutricionista Karina Peloi, autora do método e do livro best seller “Magra pra Sempre”, ensina além do que comer, a quantidade ideal e em quanto tempo antes do treino
Quais os alimentos e quais os nutrientes devem ser consumidos antes de ir à academia? Devo me alimentar quanto tempo antes de treinar? Qual a quantidade recomendada? E o que consumir no pós-treino? Essas são dúvidas comuns das pessoas que malham e ficam perdidas em relação aos melhores alimentos e o momento que devem ser ingeridos para que o treino ‘renda’.
Leia também:
Aposte na beterraba, ela pode impulsionar seu treino
Bebidas energéticas: como otimizar e ter melhores resultados no seu treino
Benefícios do café nos treinos
Se você malha pela manhã, é importante se alimentar. Apesar de ser um hábito popularizado na internet, o treino em jejum é pouco recomendado. É melhor, na grande maioria dos casos, a pessoa estar com um alimento no estômago para treinar. O jejum acaba, inclusive, prejudicando o rendimento. “Do ponto de vista fisiológico e bioquímico, eu não sou a favor de treinar em jejum”, orienta Karina.
Para garantir que você inicie seu treino com energia suficiente para obter uma boa performance, confira as dicas da especialista:
O que comer?
Para ter um bom desempenho durante o treino é importante que você tenha uma boa fonte de carboidratos. Os alimentos mais indicados para consumir no pré-treino são aqueles que irão ter dar energia, como batata-doce, mandioca (raízes), banana, panqueca, pão integral e cereais. O ideal são os carboidratos que tenham digestão em um tempo médio.
E se você tem uma boa digestão, estes alimentos podem ser combinados com uma fonte de proteína, como ovos, frango, peixe, atum e laticínios.
Outra dica da nutricionista é em relação ao óleo de coco, muito consumido, ultimamente. “Todos os estudos indicam que o óleo de coco, que é um ácido graxo de cadeia média, é sim, uma boa fonte de energia, mas que o carboidrato é ainda uma melhor fonte de energia. E nenhum outro óleo é indicado porque a digestão é mais lenta”.
Quanto comer?
Essa questão varia de acordo com o objetivo. “Pra nós, mulheres, que estamos sempre em busca de ficar mais sequinhas, aproximadamente 120 gramas de alimento é a quantidade adequada”.
E quanto tempo antes do treino?
A nutricionista Karina Peloi afirma que depende de pessoa para pessoa, mas de forma geral, o ideal é se alimentar até meia hora antes do treino, no caso de uma refeição pequena, como café da manhã ou lanche. Porém, se o pré-treino for uma refeição principal, como almoço ou jantar, o ideal é esperar cerca de uma hora para malhar. “É preciso que o alimento já tenha sido digerido e que já tenha liberado glicose na corrente sanguínea, para que você esteja preparado e cheio de energia para treinar”.
Para definir o tempo que funcionará para você, a especialista orienta fazer testes, variando a alimentação de meia hora, 40 minutos, uma hora ou mais antes de ir para seu treino. A percepção do seu melhor desempenho é o ideal para você.
O que comer no pós-treino?
Após o treino é preciso ter a recuperação muscular. Portanto, se há um nutriente que você precisa consumir depois que sair da academia, ele se chama proteína. Os ovos, carnes e frango são o aporte de proteína necessário. “Em relação ao consumo de Whey Protein, como se trata de um suplemento, só deve ser ingerido com o acompanhamento do nutricionista”, alerta.
Este post é uma contribuição Karina Peloi para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas