Portal BH Mulher
Image default
COLUNISTAS

Atenção para treinar na terceira idade – Beethoven de Ávila

Imagem: People photo created by freepik – www.freepik.com

Treinamentos na terceira idade

*Beethoven de Ávila

Saudações leitoras e leitores. Já indicamos vários pontos e características para se escolher e promover atividades físicas para pessoas. Salientamos diferenciais de toda ordem e tipos nos nossos textos anteriores. Peço até que releiam (em especial) o texto “Grupos especiais e atividades de condicionamento” que fundamenta este e serve de base a nossos comentários de hoje.

Os treinamentos ou mesmo atividades para um grupo mais idoso, deve ser ainda mais cuidadoso, por isso nos dirigirmos a individualidade de forma a orientar os potenciais praticantes de maneira específica, construindo referencias para incentivo, inserção, participação adequados e principalmente que para que possam surtir efeitos de aumento de capacidade física como pretendido.

Leia também:
A interferência da regeneração ou descanso – Beethoven de Ávila
Retorno aos treinos: cuidado com a empolgação – Beethoven de Avila
Treino regenerativo é bom e necessário – Beethoven de Ávila

O humano que faz menos atividade corporal tem mais dificuldade de movimentação, assim os idosos, que são mais contemplativos e não se exercitam, precisam mais ainda buscar uma movimentação compatível a sua baixa capacidade de executar atividades. Só movimentando que poderão melhorar sua capacidade física. Enquanto indivíduo, o nosso leitor que fará atividades, aquele que indicará ou incentivará seu parente ou amigo deve em primeiro lugar criar e manter uma agenda que possibilitará a formatação daquela periodização (Leia aqui: A disciplina dos treinos – Beethoven de Ávila) que já falamos e manter o pensamento em fortalecimento como princípio básico para o sucesso do plano.

Esse reforço muscular (fortalecimento) deve ser voltado para o indivíduo mesmo que executado em atividade coletivizada, compartilhada ou coletiva, de forma que cada pessoa identifica e segue sua carga individual de esforço planejada e ainda que capacite a executar os movimentos e tarefas característicos da modalidade fim que a pessoa escolheu. Tipo: fazer ginástica funcional ou musculação em uma academia para se capacitar a ser nadador. Ainda mais, o reforço muscular tem que atender a corrigir falta de condicionamento específico do praticante e como já dito, melhorar a capacidade muscular específica da modalidade esportiva ou atividade pretendida.

Seguir a periodização significa assiduidade. O praticante precisa seguir a agenda definida e se capacitar a cada número de atividades acumuladas, estabelecendo um volume de treinos que seja possível administrar esforço (estímulo) e recuperação, só assim evoluir e aumentar as cargas e intensidades, possibilitando executar novas amplitudes, alcances e principalmente intensidades das suas performances. Mais ainda essa programação definida deve ter como suporte as capacidades individuais de base combinadas aos objetivos ou metas para a modalidade pretendida, evidentemente dentro de um escalonamento e datas que possibilite alcança-las promovendo motivação e objetividade ao praticante.

Leia também:
Benefícios da musculação para a terceira idade
O Yoga e a terceira idade
Atividade física é fator determinante para a longevidade

Devemos lembrar também que o lado social, familiar tem que ser respeitado e fomentado, para que o praticante possa compartilhar com praticantes, amigos e com parentes, principalmente de forma a divulgar e promover suas atividades, demonstrando realização e compartilhamento, transformando o treinamento em uma atividade também de socialização, interferindo positivamente na qualidade de vida.

Para este grupo é necessário atenção aos horários de alimentação e hidratação. Indicamos o maior cuidado com as rações de reposição hídrica e nutricional. Preventivamente deve se adquirir garrafinhas de água para acompanhar todas sessões e locais de treinos, bem como lanches portáteis e estabelecer intervalos próprios de hidratação e nutrição. Criar rotina que contemple fazer a reposição e nutrição durante as atividades e assim também treinar este detalhe, que deverá observar as épocas do ano e o ambiente das atividades.

Mais cuidados e critérios para se treinar nossos atletas maduros. Bons treinos.

*Beethoven de Ávila é professor com licenciatura plena em Educação Física (UFMG 1987), especialista em Fisiologia do Exercício (1997) com atuação em esportes, escolas, musculação, spinning, ciclismo e personal trainer. Piloto competidor, treinador e assessor (consultor) em Mountain Bike.

Contatos: Whatsapp: (31) 99213-5989
e-mail: beefisics@ig.com.br

Coluna Personal Training por Beethoven de Ávila BH Mulher
Clique aqui para ver todos os artigos de Beethoven de Ávila
Este post é uma contribuição exclusiva do Personal Trainer Beethoven de Ávila para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas

VEJA TAMBÉM

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais