O aspecto emocional interferente nas atividades físicas
*Beethoven de Ávila
“Perceba o clima e o ambiente emocional e psicológico, para adaptar os treinos.”
Saudações leitoras e leitores.
Em mais uma semana de vivências em atividades físicas e treinamentos, nos deparamos com os momentos motivacionais de cada individuo influenciando a geração de um ‘clima’ e ambiente. Também vivemos imersos numa enxurrada de notícias e acontecimentos que geram emoções completamente desfavoráveis as atividades em todos os campos. Vivemos tais momentos, motivações e ambiente, mas ainda assim precisamos ‘realizar’. Fica o chavão “vida que segue”.
Leia também:
A disciplina dos treinos – Beethoven de Ávila
Atividades outdoor envolve emoções – Beethoven de Ávila
Treinos e Motivação – Beethoven de Ávila
Muito comentamos em textos anteriores sobre planejar e executar suas atividades como exercício da sua liberdade de escolher. Disciplina que leva a liberdade. Só que precisamos conviver, estar em contato com o mundo e as pessoas, afinal realizamos nossa vida somente em comunidade, numa cidade em que todas tarefas e trabalhos são necessários e úteis a nós. Daí, temos que viver e executar nossos treinos envolvidos na vida em sociedade e ainda acomodar execuções mais efetivas e vigorosas mesmo em clima ou situação desfavorável.
Sim, criar condições psicológicas e emocionais que suportem manter as atividades ou trocar a agenda em dias, diluindo o clima desfavorável para se ter sequência. Ler e mentalizar coisas positivas e assumir compromissos consigo. Trocar de ambiente ou lugar para executar tarefas e principalmente alternar as companhias para também mudar os assuntos. Mas também assumir compromisso de fazer sozinho e protagonizar o seu sucesso e sequencia.
Grupos distintos em idades são mais ou menos expostos a estas motivações externas. Grupos distintos em gênero também podem ser mais sensíveis. E ainda o indivíduo pode estar mais ou menos imerso nestes “climas’. Precisamos ter a consciência que pertencemos a um grupo de idade, gênero e pessoal, para procurar amenizar e no mínimo entender que temos necessidades e influências diferenciadas. Sentir, distinguir e escolher momentos, lugares e companhias que possam favorecer ao seu projeto de vida e treinos, mas principalmente encarar que existem momentos que precisamos contornar, resolver a vida , para conseguir executar bem os treinos pretendidos. Aceitar o ônus que existe e vivencia-lo, para poder dar sequência e principalmente se capacitar a compensar melhor o que precisa.
Ainda tem a distinção de quando o resultado de um grupo ou time depende do seu. Muitas vezes precisaremos arrumar energia para seguir ou até diminuir nossa energia para participar e pertencer ao grupo. Precisamos de percepção e pertinência para agirmos e treinarmos.
Nossos resultados são dependentes do que conseguirmos “SOLUCIONAR” e acomodar para a nossa vida. Fazermos o melhor é realmente questão de ter a disciplina de fazer o possível sempre. Bons treinos.
*Beethoven de Ávila é professor com licenciatura plena em Educação Física (UFMG 1987), especialista em Fisiologia do Exercício (1997) com atuação em esportes, escolas, musculação, spinning, ciclismo e personal trainer. Piloto competidor, treinador e assessor (consultor) em Mountain Bike.
Contatos: Whatsapp: (31) 99213-5989
e-mail: beefisics@ig.com.br
Este post é uma contribuição exclusiva do Personal Trainer Beethoven de Ávila para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas